3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Ciencias Naturais 9º ano , Matemática 6º ano, e alunos de currículos específicos
4.1. Como e com que frequência?
De 15 em 15 dias de acordo com calendário programado
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos em geral não conhecem: as técnicas agrícolas, os alimentos no solo, o seu desenvolvimento, o tempo e os cuidados necessários à manutenção das culturas agrícolas. Assim, ganham gosto e aplicam nas suas próprias casa e junto das suas famílias estas aprendizagens, enriquecendo o seu modo de ser e de estar na sociedade atual. Além disso passam a saber fazer escolhas informadas relativamente aos produtos alimentares que consomem.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos são divididos por grupos e tarefas e todos participam ativamente.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação é feita manuamente nas sessões quinzenais.
O solo foi preparado sem aditivos químicos apenas manualmente: limpando,sachando e adicionando composto já fabricado pelo alunos nos anos anteriores.
O projeto é de colaboração e parceria com a APCC(Quinta da Conraria) pelo que as sessões contam com a ajuda e orientação de um engenheiro daquela instituição que supervisiona e orienta os alunos em equipa com as professoras envolvidas.