Escola EB 2,3 da Maia

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Visual e Educação Tecnológica

3.3. N.º de alunos envolvidos

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Desde o início do ano letivo as famílias dos alunos que participam nas atividades dinamizadas pelo Clube da Estufa contribuem com a doação de sementes, plantas de cultivo e utensílios e instrumentos agrícolas para os alunos utilizarem nas atividades da HortaBio.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos que cuidam da horta encontram-se voluntariamente inscritos no Clube da Estufa. Alguns dos alunos têm Necessidades Específicas Individuais. Trata-se de um espaço que permite o contacto com a natureza, ar livre e que permite a potencialização de capacidades que outras áreas não o conseguem. Os alunos são surpreendidos com as diferentes fases de cada produto alimentar, dando mais valor à sua produção e manutenção.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A atribuição de tarefas é de carácter rotativo e orientada pelo professor responsável.

7. Como é feita a preparação do solo?

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com o apoio da cantina da escola. Semanalmente são depositados por funcionárias que trabalham na cantina, restos de legumes e de fruta no compostor que se encontra junto à Horta. Para além disso, são colocadas folhas secas que os alunos recolhem do parque da escola. São também depositados regularmente camadas de plantas e folhas verdes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

ervilhas de quebrar, favas couves, cenouras, beterraba.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Às vezes colocamos um recipiente que recolhe a água da estufa que é utilizada para regar as plantas que se encontram no interior da estufa que se encontra ao lado da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

No dia da comemoração do Agrupamento escolar realiza-se uma Feira com venda deprodutos

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 da Maia

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Professor coordenador da horta: Maria Cristina Santos Cerdeira e Vasconcelos