1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde o presente ano civil.
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio, Matemática, Português, Expressão Plástica
4.1. Como e com que frequência?
- Na altura da preparação do terreno e da angariação das espécies a semear ou plantar.
- Uma a duas vezes por ano.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Os alunos mostram-se mais recetivos à introdução de vegetais nas refeições. Começam a perceber o ciclo de vida das plantas e a desenvolver capacidades de observação da natureza (plantas e animais).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os alunos participam na manutenção da horta. As tarefas são calendarizadas e rotativas.
7. Como é feita a preparação do solo?
A Câmara Municipal deu uma ajuda na preparação inicial do espaço da horta. Posteriormente as famílias e os alunos, com pequenos sachos, foram preparando o solo para a plantação de alfaces, cebolo, cenouras, couve e ervas aromáticas.
As regas são feitas pelas crianças com pequenos regadores, sob a supervisão dos adultos.
As ervas que vão surgindo são tiradas pelas crianças.
A horta ainda está numa fase inicial.