8.1. Se sim, como e com que materiais?
A partir de paletes o compostor artesanal foi elaborado. A nossa cozinha confecciona diáriamente 400 refeições, como tal há muito lixo orgânico que é selecionado e colocado no compostor. As crianças tem ações com as educadoras e jardineiro para irem manusear o compostor/observar as alterações do lixo orgânico em humus para colocação prévia na horta
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na Creche infelizmente a partir de janeiro não houve possibilidade de cultivo nos canteiros pelo facto de ter havido obras nas imediações, todavia até janeiro houve vários cultivos (ver croqui)
Pré-escolar: grão, hortelã, feijão verde (que foi iniciado a germinação na sala de aula) e depois transplantado na horta do Pré-escolar, pimentos, tomate cherry, alho, alface, brócolos, nabiças, couves, espinafres e cenouras, salsa e coentros, tomilho,aipo e manjericão, abóbora e courgete e pé de frambrosesa e maracujá.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
. A rega é manual, para possibilitar que as crianças participem
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
- Pela apreciação das foljhas, fruto;
Crescimento e desenvolvimento de cada cultura;
Agir de forma preventiva
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
- Aplicando formulas de efeito sistémico e por ação de contacto. Turex (lagarta),sabão azul e branco (piolho), leite gordo diluído em agua (fungos).
A frequência é sempre que necessário.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Venda aos pais dos produtos colhidos da horta.
- Confecção nas salas de aula de saladas e sopas dos produtos da horta, visto que a quantidade ainda é pequena.