Associação de Beneficência Luso-Alemã

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

+/- 20 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

15

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Todas as salas do pré-escolar bem com do CATL

3.3. N.º de alunos envolvidos

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

25

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Dentro da disponibilidade das famílias ( em especial os avós) temos tido apoio na horta, bem como Pais/avós que têm pequenas hortas também contribuíram com sementes e bolbos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Crianças que tinham dificuldade de comer verdes, agora pedem. O fato de as crianças estarem envolvidas em todo o processo: escavar, semear, cuidar e colher tem criado nas crianças um impacto extraordinário tornando-as mais atentas para os alimentos que consomem no dia à dia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada sala vai semanalmente à horta para ver/cuidar/observar do seu canteiro, bem como do canteiro comum.
Para além dessa ação vão tambem diariamente 1 criança de cada sala de pré-escolar (ou seja 6 crianças) vão com a Madalena (auxiliar de educação) responsável pela horta do Pré-escolar, fazer a manutenção da mesma - regar, tirar as ervas daninhas,colher etc

7. Como é feita a preparação do solo?

. Segundo o nosso jardineiro Firmino, houve:
- sinpesa/desinfestação do solo;
- Arrejamento e revolvimento do terreno;
- Complemento para mistura (estrume e adubo), agora que temos o compostor há a colocação do humus no solo.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A partir de paletes o compostor artesanal foi elaborado. A nossa cozinha confecciona diáriamente 400 refeições, como tal há muito lixo orgânico que é selecionado e colocado no compostor. As crianças tem ações com as educadoras e jardineiro para irem manusear o compostor/observar as alterações do lixo orgânico em humus para colocação prévia na horta

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na Creche infelizmente a partir de janeiro não houve possibilidade de cultivo nos canteiros pelo facto de ter havido obras nas imediações, todavia até janeiro houve vários cultivos (ver croqui)
Pré-escolar: grão, hortelã, feijão verde (que foi iniciado a germinação na sala de aula) e depois transplantado na horta do Pré-escolar, pimentos, tomate cherry, alho, alface, brócolos, nabiças, couves, espinafres e cenouras, salsa e coentros, tomilho,aipo e manjericão, abóbora e courgete e pé de frambrosesa e maracujá.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

. A rega é manual, para possibilitar que as crianças participem

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

- Pela apreciação das foljhas, fruto;
Crescimento e desenvolvimento de cada cultura;
Agir de forma preventiva

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

- Aplicando formulas de efeito sistémico e por ação de contacto. Turex (lagarta),sabão azul e branco (piolho), leite gordo diluído em agua (fungos).
A frequência é sempre que necessário.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda aos pais dos produtos colhidos da horta.
- Confecção nas salas de aula de saladas e sopas dos produtos da horta, visto que a quantidade ainda é pequena.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Associação de Beneficência Luso-Alemã

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Professor coordenador da horta: Carla Maria Soares Monteiro Simões