8.1. Se sim, como e com que materiais?
Restos orgânicos da cantina e alguns miúdos trazem borra de café de casa.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Batata, feijão verde, fava, ervilha, abóbora, rabanetes, couves repolho branco e roxo, cabeça de nabo, nabiça, beterraba, cenoura e courgete. Temos ainda salsa, cebolinho, cebola verde e coentros.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Este ano não tem sido necessário regar a horta com frequência, uma vez que tem chovido bastante.
A borra de café é dissolvida em água e depois colocada na horta.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
De 3 em 3 dias. Como não é usado nenhum pesticida químico a lagarta tem atacado um pouco as culturas. Temos borrifado as culturas com água e vinagre e colocado cascas de ovo esmagadas, que actuam como fertilizante e como repelente. Como tem chovido muito as ervas daninhas têm crescido com mais rapidez. Nem sempre é possível retirá-las uma vez que existem sementeiras a desenvolverem-se.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Os alunos e professores da turma UNECA (alunos com Necessidades Educativas Especiais) irão, nos 2 e 3 períodos confeccionar algumas receitas com os produtos da horta.
15. Outros aspetos de realce da horta
Os alunos aprendem como cultivar uma horta e como fazer agricultura biológica. E sentem-se felizes por serem responsáveis pela horta.