Escola Básica e Secundária de Santa Maria (antiga EB 2,3/S Bento Rodrigues)

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

18m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Cidadania, Ciências da Natureza

3.3. N.º de alunos envolvidos

63

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias ajudam no fornecimento de sementes e de plantios.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos gostam de participar nas atividades relacionadas com a horta, nomeadamente em ir buscar a borra de café ao bar da escola, trazerem de casa e colocarem na horta. Empenham-se em trazer sementes e plantios e em fazer a manutenção semanal da mesma.
Os poucos produtos hortícolas que já têm sido recolhidos têm sido entregues na cantina e alguns os alunos vendem na escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita por três turmas, que vão alternadamente à horta.
A repartição de tarefas também é feita semanalmente.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro foi roçado e limpo. Depois foi colocado composto que foi misturado com o solo por um tractor.
No dia a dia usamos composto e borra de café.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos orgânicos da cantina e alguns miúdos trazem borra de café de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, feijão verde, fava, ervilha, abóbora, rabanetes, couves repolho branco e roxo, cabeça de nabo, nabiça, beterraba, cenoura e courgete. Temos ainda salsa, cebolinho, cebola verde e coentros.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Este ano não tem sido necessário regar a horta com frequência, uma vez que tem chovido bastante.
A borra de café é dissolvida em água e depois colocada na horta.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

De 3 em 3 dias. Como não é usado nenhum pesticida químico a lagarta tem atacado um pouco as culturas. Temos borrifado as culturas com água e vinagre e colocado cascas de ovo esmagadas, que actuam como fertilizante e como repelente. Como tem chovido muito as ervas daninhas têm crescido com mais rapidez. Nem sempre é possível retirá-las uma vez que existem sementeiras a desenvolverem-se.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os alunos e professores da turma UNECA (alunos com Necessidades Educativas Especiais) irão, nos 2 e 3 períodos confeccionar algumas receitas com os produtos da horta.

15. Outros aspetos de realce da horta

Os alunos aprendem como cultivar uma horta e como fazer agricultura biológica. E sentem-se felizes por serem responsáveis pela horta.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Santa Maria (antiga EB 2,3/S Bento Rodrigues)

avatar

Professor coordenador da horta: Maria João Ferreira de Freitas Sousa