8.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas de árvores e arbustos, restos da cantina e papel triturado são incorporados em grande quantidade
A associação de pais ofereceu uma carrada de estrume de vaca para enriquecer as compostagens com o elemento animal
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ao longo do ano vamos fazendo rotação de culturas:
Outono: favas, ervilhas, couves, alhos e flores
Inverno: couves, rabanetes, alface, rúcula, espinafre, acelga, cebolo de inverno
Primavera: cebola, alface, cenoura, alho francês,
Verão: feijão, tomate, pepino, cenoura
Temos uma grande espiral de ervas aromáticas e várias aromáticas espalhadas pela horta
Temos um anel de árvores de fruto variadas, uma latada de quiwis e uma linha de cepas de uva de mesa
Iniciámos um pequeno bosque de árvores autóctones (carvalhos e pinheiro manso), adjacente à horta
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Iniciámos a implementação progressiva da rega automática a partir de bidons elevados, dos quais partem mangueiras porosas, regando por gravidade. Temos nos canteiros elevados (é oneroso, tem de ser progressivo).
Usamos mulch para reduzir a necessidade de rega e regamos com mangueira e regadores quando necessário
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não temos tido problemas significativos e não temos aprofundado esse tópico. As videiras levaram calda bordalesa uma vez e os pessegueiros têm lepra, mas pronto, ainda não estamos nessa fase. As plantas frágeis são simplesmente substituídas.
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Temos caracóis, lagartas...mas também sapos, salamandras e licranços bastante eficientes
Temos um charco, que aumentou a biodiversidade e ajuda no combate a pragas (rãs e sapos por exemplo)
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Dinamizamos o espaço para transformação de alimentos (saladas, sumos, showcook - sopa, composição de lanches saudáveis...)
Colaboração com o departamento de ecologia da universidade de Coimbra - CES vai à escola - oficina do ambiente, bom clima;
Colaboração com o ecoclub - dinamização do eco-peddypaper
Ciência na biblioteca; atividades experimentais sobre solos, plantas, água
Feiras de trocas
Sessões com forno solar (energias renováveis)
Convidámos cientistas ligados à ecologia (do programa "charcos com vida", do CES vai à escola e outras parcerias com universidades)
15. Outros aspetos de realce da horta
Este ano fizeram-se grandes melhoramentos no espaço das hortas: criou-se um charco, uma pérgula que permita aulas na horta e tivemos alunos de todas as idades a participar. Articulamos com todos os departamentos.
15.1. Link para a página da horta
http://biblioteca-na-mira.blogspot.pt/search/label/ECO-BIBLIOTECAS e no facebook Bibliotecas-na-mira