EB 2/3 de S. João da Madeira

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe a 9 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

É aproximadamente 30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Educação Tecnológica, Educação Visual, Ciências Naturais, Matemática, Educação Especial e a Área de Eco-Saberes

3.3. N.º de alunos envolvidos

140

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

2

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas na colaboração das sementes e plantas para a horta e no corte das ervas daninhas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta tem tido um impacto positivo no currículo de algumas disciplinas, no trabalho de campo com cariz mais prático.
Os alunos mostram sempre entusiasmo e vontade em colaborar nas tarefas da horta: semear, observar e identificar o crescimento das plantas e regar.
Os resultados são bons já que os alunos empenham-se no trabalho agrícola e na venda dos produtos biológicos e das plantas aromáticas (mercadinho sustentável da cidade)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização e a manutenção da horta é feita por professores, alunos e assistentes operacionais, durante a semana nas aulas de Eco Saberes e Apoio ao Estudo.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é preparado pelos alunos do 2º e 3º ciclos com a colaboração dos professores na limpeza das ervas daninhas.
Na área envolvente à horta, as ervas daninhas são cortadas por jardineiros.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos orgânicos da cantina da escola e os resíduos verdes e castanhos dos jardins, dos canteiros, das podas, dos ramos e das ervas daninhas da horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Horta Horizontal: couves, morangueiras,,favas, pimentos e pencas..
Horta Vertical: , chuchu e kiwi
Viveiro de plantas nativas: sobreiro, loureiro e sabugueiro.
Canteiro plantas aromáticas e medicinais:aipo, alfazema, lavanda, rosmaninho, salsa, hipericão, arruda, salva ananás, tomilho, oregãos, cidreira e salsa.
Pomar: laranjeiras, limoeiros, marmeleiro e maracujaleiro.
Canteiro com pneus: gladíolos e narcisos
Canteiro de flores: gladíolos, jacintos e coroas de rei

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de manhã pelos alunos e professor de Eco-Saberes com os alunos da Educação Especial

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Vai-se verificando o estado da horta sempre que se lá vá, eliminando alguns caracóis e pulgões nas couves.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O ataque destas pragas tem sido com sal e ou cinza.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Venda dos produtos agrícolas e ervas aromáticas no Mercadinho Sustentável no centro da cidade no Dia da Semana da Terra (23 de abril)
Foi realizada uma exposição sobre as árvores autóctones "Eco-Floresta".
Sessão "Culturas Hidropónicas"para alunos e professores.
Visita de estudo "Cantinho das aromáticas"

15. Outros aspetos de realce da horta

Foi montada uma estufa na horta para produtos agrícolas mais sensíveis às condições climatéricas (frio e geadas).

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: EB 2/3 de S. João da Madeira

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Professor coordenador da horta: Carla Alexandra Gomes Costa Oliveira