Escola EB1/JI de Coja

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem uma área aproximada de 18 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Portugues, matemática, estudo do meio, apoio ao estudo, formação cívica, área conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos

118

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam especialmente nas sementeiras seleccionam as plantas e sementes que são posteriormente semeadas e plantadas na horta da escola. Sempre que surgem atividades na horta e os encarregados de educação são solicitados a participar, os mesmos participam activamente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Ao nível do impacto os alunos passaram a ter um contato mais directo com os legumes, ervas aromáticas usadas na alimentação. Apesar de a escola se inserir num meio rural a maioria dos alunos não tem contato directo com produtos agrícolas e desconhecem as fases de preparação e cultivo das diversas plantas. A horta escolar permitiu aos alunos ter um contato mais próximo e directo quer com o processo de desenvolvimento das plantas quer com a forma de trabalhar a terra. O cultivo das diversas plantas foi pensada para posteriormente ser usada na alimentação dos alunos na cantina escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas do pré-escolar, do 1.º ciclo fazem a preparação e manutenção do terreno com auxílio de algumas ferramentas. A divisão de tarefas é feita em função das 4 turmas de 1º ciclo e das 3 turmas do pré-escolar e estando de acordo com os conteúdos curriculares em especial na área de estudo do meio.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado pelos alunos de 4º ano e com a supervisão dos professores e funcionários recorrendo as ferramentas adquiridas pela escola.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para a realização da compostagem usamos um compostor colocado junto do pomar.
A compostagem é feita com as sobras alimentares diárias da cantina.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Face ao espaço de 18 metros quadrados, ao clima da região e ao tipo de solo, procurou-se implementar culturas que se adaptassem facilmente. Assim a horta está dividida em 5 canteiros com culturas diversas: frutos: morangos, ervas aromáticas: salsa, coentros, alecrim, alfazema; canteiro com as culturas de inverno: favas e ervilhas, canteiro com: abóboras, alfaces, alhos, cenouras, couves e espinafres.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos de forma rotativa (semanalmente) com a supervisão dos adultos (professores e funcionários) sempre que necessário.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não foi necessário fazer a monitorização de pragas e doenças devido a inexistência das mesmas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da horta foram distribuídos pela comunidade e os fundos angariados serviram para a compra de novas sementes.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB1/JI de Coja

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Professor coordenador da horta: Carlos António da Cruz Borges