8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita utilizando dois compostores com a supervisão do jardineiro da escola.
Utiliza-se relva, borra de café, folhas secas, cascas de ovos e de frutas. Usamos também os restos dos vegetais da cantina.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, cebola, alho francês, salsa, semilhas, batata doce, favas, tomate, pimentastas, alecrim, aipo, funcho, hortelã pimenta, hortelã leite, hortelã chocolate, fisálias, morangos, pimentão, tremoços, beterraba, nabos, chícharo, ervilhas, feijão, cenoura, bróculos, couve de todos os dias, couve repolho, rúcula, milho.
Consociações: abobóra-milho-feijão; Pimento-cebola; beterraba-cebola.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os professores no eco-escola, os alunos voluntários e dois funcionários envolvidos no projeto regam em dias específicos.
Em tempo de férias é feita uma escala entre os professores envolvidos no projeto.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Utilização de Chorume de urtigas e cinza.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Confeção de geleia de abóbora, chila e tomate.
Mercadinhos de venda de produtos da horta.
Confeção da sopa de chícharo no bar dos professores com o chícharo produzido na horta.
Plantação de searas no Natal.
Realização de workshops para os alunos na bio-horta.
Visita de alunos do 1º Ciclo à bio-horta com plantação em vasos. (Os alunos levam a sua planta para casa).
15. Outros aspetos de realce da horta
É uma zona conhecida por toda a comunidade pois encontra-se numa zona visível da estrada. Toda a panóplia de artefactos que tem sido introduzida na bio-horta é muito comentada pela comunidade escolar e não só.
Tem sido motivo de publicações e divulgações em diários, blogs da Direção Regional da Educação e programas de televisão. Tem ganho sucessivos prémios na Câmara Municipal do Funchal.
De relevar que este projeto é auto-sustentável.