9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Como se trata do segundo ano da horta investimos, sobretudo, em ervas aromáticas e hortícolas da região, próprias de outono/inverno e primavera/verão.Da horta fazem parte variadas aromáticas: coentros, poejos, orégãos, tomilho, caril e vários tipos de hortelã. Plantaram-se também: alfaces, alcachofra, rúcula, funcho, tomate, aipo, alho francês, fisális, boldo e chá príncipe.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
De acordo com as chuvas, os ventos e o aspeto que o terreno apresenta (e as próprias plantas).
Quando é necessário a rega é feita ao final do dia.
Rega manual com garrafão de água e por alagamento, nos fins de semana.
Agora, por vezes, a horta é regada com uma mangueira adquirida com o dinheiro apurado na venda de produtos.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização é feita através da observação diária.São usados métodos tradicionais de combate por exemplo, cravos túnicos. Para sabermos se há pragas plantámos duas roseiras. Para combater as formigas existentes no exterior do canteiro colocámos vinagre.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Participação na BECOFEIRA (semana da leitura e semana do Eco- Escolas) mercadinho de produtos de venda de aromáticas e hortícolas.
As alunas monitoras da Biblioteca e das Brigadas Verdes venderam, no dia 2 de junho, aromáticas na sala de professores e na secretaria.
15. Outros aspetos de realce da horta
Na horta estão envolvidas duas alunas refugiadas do Iraque. A horta tem sido uma aprendizagem sobre vocábulos da língua portuguesa, o contacto com o dinheiro, a sua contagem, trocos.
15.1. Link para a página da horta