Escola EB Luísa Todi

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

14 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Geografia, Cidadania, Departamento dos Apoios Educativos, Biblioteca Escolar Teresa Calçada

3.3. N.º de alunos envolvidos

64

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Esporadicamente no fornecimento de algumas plantas e sementes e com borras de café ao longo do ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta envolveu o Projeto Eco - Escolas (alunos das Brigadas Verdes), a Biblioteca Escolar Teresa Calçada (alunos monitores), o Departamento dos Apoios Educativos (alunos com necessidades educativas especiais), uma turma de 7º ano de Geografia e uma turma de 5º ano de Cidadania.
Pensámos em criar uma pequena horta para que os alunos ocuparem os seus tempos livres de forma saudável e em contexto de sala de aula pudessem observar e vivenciar todo o trabalho em torno da horta.
No ano passado, a horta funcionou num canteiro contíguo à Biblioteca e agora passou para outro em frente que não tem tanta exposição solar e é mais adequado.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

De acordo com a disponibilidade dos alunos, dos docentes e das funcionárias, duas vezes durante a semana (horário fixo, monitores da Biblioteca e Brigadas Verdes) e sempre que necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro, com uma pequena máquina da Junta de Freguesia de S. Sebastião preparou-se o terreno, no início do ano letivo, com a intervenção do Sr. Diretor. Depois, ao longo do ano, manualmente com utensílios tradicionais. Como se trata de um canteiro pequeno é fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos (os próprios alunos).Vai-se preparando o terreno, fazem-se as sementeiras. A equipa responsável pela horta (alunos sempre em rotatividade) tira as ervas daninhas, verifica se existem pragas ou se é necessário regar. A fertilização é feita com cascas de frutas, folhas, cascas de ovos, cinza e borras de café. Agora o compostor está concluído.Procederemos de outra forma, no futuro.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Como se trata do segundo ano da horta investimos, sobretudo, em ervas aromáticas e hortícolas da região, próprias de outono/inverno e primavera/verão.Da horta fazem parte variadas aromáticas: coentros, poejos, orégãos, tomilho, caril e vários tipos de hortelã. Plantaram-se também: alfaces, alcachofra, rúcula, funcho, tomate, aipo, alho francês, fisális, boldo e chá príncipe.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as chuvas, os ventos e o aspeto que o terreno apresenta (e as próprias plantas).
Quando é necessário a rega é feita ao final do dia.
Rega manual com garrafão de água e por alagamento, nos fins de semana.
Agora, por vezes, a horta é regada com uma mangueira adquirida com o dinheiro apurado na venda de produtos.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita através da observação diária.São usados métodos tradicionais de combate por exemplo, cravos túnicos. Para sabermos se há pragas plantámos duas roseiras. Para combater as formigas existentes no exterior do canteiro colocámos vinagre.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Participação na BECOFEIRA (semana da leitura e semana do Eco- Escolas) mercadinho de produtos de venda de aromáticas e hortícolas.
As alunas monitoras da Biblioteca e das Brigadas Verdes venderam, no dia 2 de junho, aromáticas na sala de professores e na secretaria.

15. Outros aspetos de realce da horta

Na horta estão envolvidas duas alunas refugiadas do Iraque. A horta tem sido uma aprendizagem sobre vocábulos da língua portuguesa, o contacto com o dinheiro, a sua contagem, trocos.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB Luísa Todi

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Professor coordenador da horta: Maria José de Almeida Cruz