8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos um compostor onde são colocados diversos materiais, alternando os verdes com os secos. Aproveitamos as ervas arrancadas da horta, folhas e restos das hortícolas, a palha da bananeira e da cana-de-açúcar, as cascas, sobretudo das bananas, a borra do café e outros materiais que pontualmente possam surgir. Este ano já foi possível retirar composto e incorporá-lo no solo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Podemos considerar a nossa horta dividida em duas secções. Numa ala predominam as aromáticas e na outra as hortícolas e algumas árvores. Temos diversas espécies de plantas aromáticas e medicinais: funcho, hortelã- pimenta e hortelã -de-leite, erva- anis, salva, erva- cidreira, canela-branca, santolina, macela, macela-de-cachopa, caninha, alfazema, menta, alecrim, manjerona, orégãos, manjericão, segurelha, salsa e tomilho-limão. Na outra ala temos cenoura, nabos, couve, couve-roxa, alho, alho-francês, tomateiro, cebola, alface de diversas espécies, semilha, batata, feijão, milho e inhame. Temos bananeiras, cana-de-acúcar e um maracujazeiro. Além de alguns jacarandás já existentes antes da implantação da horta, também temos uma amoreira. Tivemos faveiras, ervilheiras e tremoceiros que, como leguminosas que são, contribuem para a fixação do azoto. Em vasos temos alguns morangueiros. Consociamos cebolas com alfaces, milho com feijão, milho com inhame, couve com alho-francês, tomateiros com cravos-da-índia.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega tem sido feita manualmente, com recurso a uma mangueira, apesar de ter um sistema automático por aspersão. Chegámos à conclusão que, mesmo gastando algum tempo, conseguimos fazer uma maior poupança de água e ter uma maior eficiência em relação às necessidades de determinadas plantas. Sempre que possível a rega é feita no início ou no final do dia.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita a monitorização de pragas e doenças através da observação direta das plantas. Quase diariamente nos deslocamos à horta, não apenas com essa finalidade.
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Para afugentar as lesmas espalhamos cinza nos locais mais afetados e procedemos à recolha manual dos caracóis. Para combater os pulgões foi aplicada uma solução com sabão de potassa e chorume de urtiga.
13.1. Se sim, que espécies?
Não existem os convencionais animais de criação associados à horta.
No entanto, como temos uma amoreira, aproveitamos todos os anos para fazer a criação do bicho-da-seda. Deste modo, os alunos têm a oportunidade de observar o desenvolvimento desta espécie desde o seu nascimento até à postura dos ovos, passando pelas diversas metamorfoses.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Anualmente, por ocasião da festa da família que se realiza no mês de maio, participamos num mercadinho com uma bancada onde são vendidos alguns produtos da horta, nomeadamente raminhos de plantas aromáticas e medicinais. Os fundos angariados são utilizados na compra de materiais para manutenção da horta, utensílios, algumas sementes e mudas de plantas. Quase diariamente são confecionadas infusões para consumo da comunidade escolar e, pontualmente, na época da colheita os produtos hortícolas recolhidos são usados na confeção de sopas e saladas. As bananas, os morangos e a cana-de-açúcar são degustados pelos alunos.
15. Outros aspetos de realce da horta
Na horta da escola fazemos questão de preservar a biodiversidade. Logo à entrada temos um conjunto de plantas ornamentais que, através das suas flores, atraem insetos úteis. São elas: os amores-perfeitos, o “arrozinho”, o junquilho, a boca-de-jarro, a calêndula, a hortênsia e uma bonita “conceição” com as suas exuberantes flores vermelhas. Também temos algumas trepadeiras na vedação da horta que, para além da beleza das suas flores, também nos oferecem perfumes singulares, como é o caso da roseira, da madressilva e da cidreira-do-brasil. Além disso, temos uma coleção de plantas endémicas em vasos, devidamente identificadas como o gerânio, a estreleira, a erva-redonda, a perpétua-de-são-lourenço, a losna, o ensaião e a doiradinha, com o objetivo de mostrar à comunidade a importância destas espécies únicas, de modo a que estas sejam conhecidas e valorizadas.
15.1. Link para a página da horta