Escola EB1/PE de Santa Cruz

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem aproximadamente 144,46 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

As disciplinas que mais participam na dinâmica da horta são: a Educação para a Cidadania, o Estudo do Meio e Clubes.

3.3. N.º de alunos envolvidos

72

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam de diversas maneiras: trazem sementes e pequenas plantas (ornamentais e hortícolas) para a horta, trazem adubo natural proveniente das suas criações (vacas, cabras, coelhos) e ainda borras de café que são acrescentadas no compostor. O entusiasmo manifestado pelos alunos em relação à horta é uma motivação para que as famílias participem ativamente, ao longo do ano letivo, com maior frequência no final do inverno e início da primavera, época das plantações.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A existência da horta biológica é uma mais-valia para a comunidade escolar na medida em que funciona como um laboratório vivo, um complemento aos conteúdos ministrados em algumas áreas, principalmente no Estudo do Meio. É uma forma de sensibilizar a comunidade em geral para as vantagens deste modo de produção, obtendo alimentos mais nutritivos e saborosos, mais saudáveis por não conterem pesticidas nem adubos químicos de síntese e, além disso, promovendo práticas sustentáveis a nível ambiental. A localização da horta, mesmo à entrada da escola, permite a sua visualização por toda a comunidade que, por diversas razões, se desloca à nossa escola. Proporciona troca de informação, valorização e partilha de saberes. As ações desenvolvidas naquele espaço também podem ser acompanhadas através da colocação de fotografias e da divulgação de informações no site e na página do facebook da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção é feita pelas docentes responsáveis da horta com a colaboração dos alunos e conforme a disponibilidade dos mesmos. Geralmente, uma vez por semana, no intervalo do almoço do turno da manhã, participam os alunos do 3º e 4º anos; quase diariamente, também no intervalo do almoço do turno da tarde, participam os alunos do 1º e 2º anos. As tarefas são distribuídas conforme as necessidades e de acordo com as competências e preferências dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com a ajuda de diversos utensílios agrícolas: a foice para retirar as ervas, a enxada e o sacho para cavar e sachar. O adubo ou o composto é, por vezes, colocado antes das sementeiras, na preparação do solo antes da plantação das mudas ou posteriormente, durante o seu desenvolvimento, como no caso do chorume de urtiga, utilizado depois de diluído em água, para fertilização das culturas. Para algumas plantas como as cenouras e os nabos são feitos “canteiros”, para outras como as semilhas, os tomateiros, o feijão e o milho usamos as “mantas” ou “regos”. Aproveitamos a palha da cana-de-açúcar para fazer o empalhamento das bananeiras, mantendo a temperatura e o solo húmido por mais tempo e evitando o crescimento de ervas. Também praticamos a rotação de algumas culturas, impedindo a propagação de certas pragas e permitindo um maior equilíbrio de nutrientes no solo.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor onde são colocados diversos materiais, alternando os verdes com os secos. Aproveitamos as ervas arrancadas da horta, folhas e restos das hortícolas, a palha da bananeira e da cana-de-açúcar, as cascas, sobretudo das bananas, a borra do café e outros materiais que pontualmente possam surgir. Este ano já foi possível retirar composto e incorporá-lo no solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Podemos considerar a nossa horta dividida em duas secções. Numa ala predominam as aromáticas e na outra as hortícolas e algumas árvores. Temos diversas espécies de plantas aromáticas e medicinais: funcho, hortelã- pimenta e hortelã -de-leite, erva- anis, salva, erva- cidreira, canela-branca, santolina, macela, macela-de-cachopa, caninha, alfazema, menta, alecrim, manjerona, orégãos, manjericão, segurelha, salsa e tomilho-limão. Na outra ala temos cenoura, nabos, couve, couve-roxa, alho, alho-francês, tomateiro, cebola, alface de diversas espécies, semilha, batata, feijão, milho e inhame. Temos bananeiras, cana-de-acúcar e um maracujazeiro. Além de alguns jacarandás já existentes antes da implantação da horta, também temos uma amoreira. Tivemos faveiras, ervilheiras e tremoceiros que, como leguminosas que são, contribuem para a fixação do azoto. Em vasos temos alguns morangueiros. Consociamos cebolas com alfaces, milho com feijão, milho com inhame, couve com alho-francês, tomateiros com cravos-da-índia.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega tem sido feita manualmente, com recurso a uma mangueira, apesar de ter um sistema automático por aspersão. Chegámos à conclusão que, mesmo gastando algum tempo, conseguimos fazer uma maior poupança de água e ter uma maior eficiência em relação às necessidades de determinadas plantas. Sempre que possível a rega é feita no início ou no final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização de pragas e doenças através da observação direta das plantas. Quase diariamente nos deslocamos à horta, não apenas com essa finalidade.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Para afugentar as lesmas espalhamos cinza nos locais mais afetados e procedemos à recolha manual dos caracóis. Para combater os pulgões foi aplicada uma solução com sabão de potassa e chorume de urtiga.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

Não existem os convencionais animais de criação associados à horta.
No entanto, como temos uma amoreira, aproveitamos todos os anos para fazer a criação do bicho-da-seda. Deste modo, os alunos têm a oportunidade de observar o desenvolvimento desta espécie desde o seu nascimento até à postura dos ovos, passando pelas diversas metamorfoses.

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Anualmente, por ocasião da festa da família que se realiza no mês de maio, participamos num mercadinho com uma bancada onde são vendidos alguns produtos da horta, nomeadamente raminhos de plantas aromáticas e medicinais. Os fundos angariados são utilizados na compra de materiais para manutenção da horta, utensílios, algumas sementes e mudas de plantas. Quase diariamente são confecionadas infusões para consumo da comunidade escolar e, pontualmente, na época da colheita os produtos hortícolas recolhidos são usados na confeção de sopas e saladas. As bananas, os morangos e a cana-de-açúcar são degustados pelos alunos.

15. Outros aspetos de realce da horta

Na horta da escola fazemos questão de preservar a biodiversidade. Logo à entrada temos um conjunto de plantas ornamentais que, através das suas flores, atraem insetos úteis. São elas: os amores-perfeitos, o “arrozinho”, o junquilho, a boca-de-jarro, a calêndula, a hortênsia e uma bonita “conceição” com as suas exuberantes flores vermelhas. Também temos algumas trepadeiras na vedação da horta que, para além da beleza das suas flores, também nos oferecem perfumes singulares, como é o caso da roseira, da madressilva e da cidreira-do-brasil. Além disso, temos uma coleção de plantas endémicas em vasos, devidamente identificadas como o gerânio, a estreleira, a erva-redonda, a perpétua-de-são-lourenço, a losna, o ensaião e a doiradinha, com o objetivo de mostrar à comunidade a importância destas espécies únicas, de modo a que estas sejam conhecidas e valorizadas.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB1/PE de Santa Cruz

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Professor coordenador da horta: Cristina Maria Gouveia Pires