3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Oferta complementar, Ciência, Filosofia para crianças e História e geografia de portugal
4.1. Como e com que frequência?
Continuamos a informar os Encarregados de Educação, via Diretor de turma, do projeto e foi pedida, mais uma vez, a colaboração para contribuírem com materiais necessários à construção da Horta.
Apresentação do processo através do faceboock do colégio e das atividades do Colégio em que os Encarregados de Educação participam.
Sempre que possível, os alunos levam amostras de plantas, principalmente as plantas aromáticas, para usarem em casa e os pais conhecerem o seu trabalho.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Incutir nos alunos a responsabilidade de tratar da horta, desde o início do processo.
Os alunos foram os responsáveis pela identificação das espécies e pelas regas.
Continuam a ser os alunos, com orientação dos docentes e dos jardineiros do parque ambiental onde preparamos os materiais, que semearam, transplantaram, construíram e foram alterando a horta, à medida que obtinham mais materiais, desenvolvendo competências pessoais como autonomia, trabalho em grupo, tolerância.
Contribuir para o enriquecimento do conhecimento científico dos conteúdos relacionados com a construção de uma horta, com a implementação de uma agricultura Biológica, a variedade de espécies utilizadas e os benefícios das mesmas para uma alimentação saudável e sustentável.
Possibilitar que os alunos associem a componente teórica do currículo à componente prática das matérias lecionadas, essencialmente associados à diversidade das plantar e a interação destas com os diferentes elementos dos ecossitemas, bioticos e abióticos.
Desenvolver nos alunos competências de pesquisa e tratamento de conteúdos, aquando da realização de d bates de reflexão sobre os benefícios da agricultura biológica, da horta vertical e das espécies que poderíamos cultivar.
Possibilitar a utilização de algumas das espécies para a elaboração de alguns pratos da cozinha da escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas são distribuídas pelos alunos que foram executando as sementeiras e construção da horta.
Equipas responsáveis por diferentes tarefas responsáveis pela manutenção:
- retirar ervas daninhas;
- rega duas vezes por semana, pelos dois grupos de alunos associados à horta, 5º e 6º ano de escolaridade;
- renovação dos garrafões existente;
- preparação de novos garrafóes.
- retirar os produtos biológicos já prontos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Continuamos a ter a colaboração do Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo, a partir da a horta pedagógica que os alunos frequentam, em que todos os materiais utilizados no solo foram preparados pelos alunos na estufa da quinta.