Jardim de Infância de Devesas-Torrão

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este ano foi a primeira vez

2. Área aproximada da horta (m²)

10m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

5

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Os familiares inscritos no projecto têm funçoes especificas e entre todos combinados.A saber :divididos em grupos,uns tratam da urbanização e cuidam do exterior da escola ,outros trazem e plantam hórticolas e ou aromáticas uns participam trazendo material e outros aplicando-os.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças começaram a aprender a gostar de comer em particular alfaces e morangos que cultivaram e apanharam da horta.
Sobretudo aprenderam a cuidar de algo tão importante como os alimentos que comemos e aprender o tempo de crescimento das várias especies , as suas necessidades especificas e cuidados diários e particulares( rega, limpeza do solo das ervas daninhas, apanha dos frutos na época de maturação, etc,etc.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As diferentes brigadas constituidas ,cumprem as tarefas específicas de cada uma e participam naquelas que são gerais .Existem equipa Azul (armário),Amarela (reciclagem)Verde (jardineiro)

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação dos canteiros e do solo coadonou-se com alguns dos principios da agricultura Biologico que pretendemos instituir.
Fizemos a estrutura em madeiras recicladas de paletes usadas.
Cavamos o solo com enxada,fertilizamos com uma adubação de fundo de estrume de Cabra explorada em modo Bio,juntamos folhas da floresta de carvalhos,adicionamos calcário magnesiano envolvemos com terra,alisamos.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Está calendarizada para mais tarde,tendo em consideração que ainda não dispomos do material atribuido no ambito do projeto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

-Batatas, alfaces, curgetes,alho francês, espinafres
-Pencas,cebolas,pimenteiros, brócolos e couve-flor
-morangueiros
limoeiro, abóboras
etc.

11. É feita recolha da água da chuva?

Não

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos destinada uma Brigada a Verde para fazer a gestão dos tempos de rega em função das diferentes necessidades das plantas.Vamos usar regador,e sobretudo rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim , compete à brigada Verde a monotorização das pragas e doençãs assim esta brigada com a ajuda de outros vai ,inspecionar as folhas os caules, os frutos,na presença de infestantes,ou os recolhemos manualmente,tipo caracol e lagartas ,ou usamos insecticidas Bio feitos por eles a partir de Chorume de urtiga ou com leite e ou sabao.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

A horta pretende ser pedagógica ,ensinar a complexidade do mundo animal ,da relação entre animais exp joaninha ,minhoca e as plantas e o impacto na saude destas.
A horta vai ser o local onde se recolhem frutos legumes e vegetais para a confecção de algumas refeições no refeitorio da Escola,as aromáticas terão do mesmo modo de chegar à cozinha ,para chás ,infusões oui tizanas ,temperos para peixe ou carne.Servirá tb para arranjar plantas que possamos vender na feirinha de Sâo Martinho.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Jardim de Infância de Devesas-Torrão

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Professor coordenador da horta: Ana Alexandra Ferreira