8.1. Se sim, como e com que materiais?
Esta escola segue as orientações de um Diário de Compostagem realizado por nós e publicado no Slideshare de forma a partilhá-lo com todos.
https://pt.slideshare.net/eb1peportosanto/dirio-da-compostagem
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
As plantações deste ano foram orientadas pelos nossos agricultores. Eles explicaram que há um tipo de solo e clima para cada cultura e só teríamos sucesso se escolhessemos as sementes certas para cada altura do ano. Desde logo todos os agricultores afirmaram que a nossa pequena horta tinha um solo bastante fértil devido à utilização constante do adubo orgânico, assim como, à prática da rotatividade de culturas. Cada agricultor se responsabilizou em trazer as culturas adequadas consoante a época do ano. Tivemos alhos do Porto Santo, cebola, pimentos, couve do dia, brócolos, alface etc...As plantas aromáticas ficaram sob a responsabilidade dos alunos do Ensino Especial (principalmente autistas).
Durante este ano letivo demos especial destaque à produção do Massaroco Echium Portosanctensis, uma planta endémica e exclusiva da ilha do Porto Santo.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A horta dispõe de um depósito subterrâneo de aproveitamento da água da chuva que é usado regularmente e de forma cuidada para prevenção de fungos. A rega é efetuada de manhã e/ou ao fim do dia. Utilizamos o coletor de água da chuva (bidão) pintado e adaptado no ano letivo transato para regas pontuais (pequenos vasos, pequenas culturas etc...).
O terreno plano, com boa luminosidade, "alimentado" com o nosso adubo orgânico e regado com água da chuva, fazem uma mistura ímpar de um bom local de cultivo.
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As equipas eco-patrulhas realizam vistorias a todo o recinto escolar inclusive a horta. Combatem algumas pragas nomeadamente os caracóis e intervêm com os jardineiros na aplicação da calda de sabão (uma vez por semana).
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Houve ataques de lagartas e alguns caracóis. Utilizámos a "calda de sabão azul" para combater as lagartas (como no ano letivo anterior) e as equipas eco-patrulhas limpavam os caracóis das hortas nos momentos de monitorização da escola, compostagem etc... (uma vez por semana).
13.1. Se sim, que espécies?
Não é considerado um animal de criação mas continua a ser nosso animal de estimação. Este ano decorámos o nosso espantalho, Hortinhas Abelharoco, com uma abelha, elaborada por um casal de encarregados de educação reutilizando diversos materiais. A abelha é um dos animais mais importantes para a agricultura e a produção de massarocos na horta, espalhando-os pela ilha, criou uma fonte de alimento muito rico.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
- Produção de 150 Massarocos Echium portosanctensis;
-Transplantação de 150 Massarocos para vasilhas de plástico;
-Oferta, no Dia Eco-Escolas, dos 150 massarocos, às entidades, convidados, pais, alunos...
-Projeto: "Na Rota dos Agricultores". Convidámos vários agricultores de forma a aprender com os verdadeiros "mestres" da natureza. Os agricultores acompanharam-nos e orientaram-nos na horta e posteriormente fomos conhecer as hortas deles.
-Valorizar a produção consoante a época do ano, reconhecendo a importância dos alimentos frescos e da agricultura biológica.
-Conhecer "in loco" outras formas de combater as pragas, que os agricultores usam nas suas culturas sem recorrer aos pesticidas. Exemplos: cinzas, óleos etc...
-Conhecer "in loco" os diversos sistemas de rega gota a gota nas hortas visitadas. Uma maneira essencial de poupar água, numa ilha tão seca e árida como a nossa.
-Destacar a criatividade dos agricultores da ilha na construção de "máquinas agrícolas", originais e fundamentais para "aliviar" o árduo trabalho agrícola. Exemplos: máquina de lavar cenouras, diversos utensílios agrícolas.
- Registo de diversas frases dos agricultores relacionadas com "o amor" que eles sentem pela terra e pela natureza.
15. Outros aspetos de realce da horta
Este ano letivo a nossa horta sofreu uma transformação que se foi formando ao longo dos meses e culminou no Dia Eco-Escolas. Inesperadamente transformámos um dos espaços da horta num autêntico viveiro de produção de uma espécie exclusiva e quase extinta da nossa ilha - O Massaroco Echium portosanctensis. O impacto desta atividade foi de tal forma que chamámos a atenção de várias entidades e diversos orgãos de comunicação.
O nosso projeto "Na Rota dos Agricultores", revelou-se um sucesso e uma troca de experiências intergeracional inesquecível. Mais uma vez trabalhámos dois valores tão importantes nos dia de hoje: a PACIÊNCIA e a PERSISTÊNCIA. Foram momentos únicos e memoráveis partilhados com os diversos agricultores que estiveram connosco. Em todos sentimos a sua "paixão" pelo que faziam e a sua veneração e respeito pela natureza. Por isso, não podíamos terminar este nosso trabalho sem lhes dedicar o texto que trabalhámos nas aulas em sua memória e que queremos partilhar com todos vós.
"Os Construtores e os Jardineiros
Cada pessoa durante a sua existência, pode ter duas atitudes: construir ou plantar. Os construtores podem demorar anos nas suas tarefas, mas um dia terminam aquilo que andaram a fazer. Então param, ficam limitados pelas suas próprias paredes. A vida perde o sentido quando a construção acaba. Mas existem os que plantam. Estes, às vezes, sofrem com as tempestades, as estações, e raramente descansam. Mas ao contrário de um edifício, o jardim nunca para de crescer. E, ao mesmo tempo permite que, para ele, a vida seja uma grande aventura.
Os jardineiros reconhecer-se-ão entre si - porque sabem que na história de cada planta está o crescimento de toda a Terra."
15.1. Link para a página da horta