Escolas EB 2ª e 3ª ciclos Roque Gameiro

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 9 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

Tem uma área de 38,52 metros quadrados, sem contar com alguns espaços nas encostas que são cultivados esporadicamente devido ao difícil acesso.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Geografia, Ed. Visual Ed. Física e Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos

105

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

4

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Têm oferecido sementes e plantas. Quando temos de encontrar alternativas aos pesticidas para controlar as pragas, os alunos levam a questão para pôr à família e têm chegado boas soluções, principalmente dadas pelos avós.
A produção da horta, quando não é utilizada em atividades na escola, como no Dia das Sopas, é entregue a alunos que participam na manutenção da horta e cujas famílias valorizam bastante estes produtos biológicos. Quando detetamos alunos de famílias carenciadas damos preferencialmente a estas famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos melhoraram os resultados escolares nos conteúdos curriculares relacionados com esta atividade, nomeadamente no tema Atividades Económicas, subtema Agricultura, lecionado na disciplina de Geografia do 3º ciclo. De um modo geral esta atividade leva alguns alunos problemáticos a desenvolverem um gosto e interesse maior pela escola, facilitando assim a sua integração na vida escolar.
Os alunos do Ensino Especial – CEI e NEE, desenvolveram e demonstraram competências que os valorizaram, contribuindo assim para melhorar a sua autoestima. O gosto por esta atividade levou-os a ocuparem o seu tempo na horta, muito atém do que estava estipulado nos seus horários.
A comunidade educativa em geral, acarinha este projeto, aproveitando o espaço da horta como um local aprazível de convívio onde, por exemplo os professores, descomprimem durante os intervalos das aulas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é cultivada pelos alunos durante as horas do clube de Educação Ambiental / Eco-Escolas, para os alunos CEI nas horas marcadas no seu horário e sempre que necessário, em horas extra, normalmente depois das aulas, por exemplo para regar ao fim do dia.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo pede-se composto à Valorsul, que tem no município uma estação de valorização de resíduos orgânicos e para a qual a escola contribui com os restos de comida da cantina, ou seja, é troca por troca. Os funcionários preparam o solo, visto ser trabalho muito pesado para os alunos.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos dois compostores mas onde são colocados maioritariamente resíduos verdes (relva, folhas, restos da horta…). Desistiu-se de pedir aos alunos para trazerem de casa os resíduos de alimentos. Além dos imensos sacos de plástico onde trazem este resíduo também a propagação de mosquitos não ajuda à concretização da atividade.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces e couves de diferentes variedades junto dos alhos e cebolas, aipo, espinafres, tomates, pimentos, malaguetas, já se semearam as ervilhas e favas, várias aromáticas à volta da horta, tais como tomilho, poejo, coentros, manjericão, salsa, hortelã, cebolinho, cidreira, planta do caril e orégãos.
Á volta do troco da nespereira temos 3 pés de maracujás e à volta da nogueira fizemos já várias tentativas de colocar chuchu, mas não tem resultado. Para atrair insetos polinizadores temos também capuchinhas, girassóis e alecrim a ladear a horta.
Algumas aromáticas, rabanetes e tomate cereja foram cultivados em 5 floreiras que estavam abandonadas e foram recuperadas para se juntarem à horta.
Fez-se uma tentativa de construir uma horta vertical com garrafas de plástico, onde semearam salsa e rúcula, mas a parte “técnica” não resultou muito bem. No próximo ano tentaremos de novo. croqui da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita no fim das aulas pelos alunos (18.30 h) e quando é necessário, também de manhã cedo pela funcionária. O aproveitamento da água da chuva é feito em moldes muito rudimentares, para vasilhas que se colocam por baixo dos pontos de confluência da água que escorre dos telhados. Mas esta tem de ser utilizada rapidamente para não criar maus cheiros, visto não ser filtrada. Logo que seja possível tentaremos adquirir um sistema mais eficiente.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

As pragas têm sido um problema, mas ao mesmo tempo um ótimo objeto de estudo. Os chuchus também foram atacados por uma doença, as folhas mais novas começam a ficar todas enrugadas e não floresce. Esta situação já se repetiu duas vezes. Têm sido experimentadas várias técnicas, nem todas têm resultado.
Por exemplo a farinha e cascas de ovos nas couves para afastar as lagartas.
Resultou muito bem para o pulgão, pulverizar com chorume de urtigas e a solução de sabão azul e branco diluído em água.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Juntamente com a produção da horta, temos na escola algumas árvores de fruto, principalmente laranjeiras marmeleiros e abacateiro. Sempre que a quantidade o justifica os alunos fazem uma pequena feira dentro da escola. O lucro desta feira tem de ter um fim solidário. Este ano os alunos escolheram ajudar a Aldeia SOS de Bicesse.
No âmbito do tema do ano Eco-Escolas “Alimentação Saudável e Sustentável” e para comemorar o Dia da Alimentação, foi dinamizada uma atividade em que, com a ajuda de encarregadas de educação, se confecionaram 5 sopas diferentes que depois foram distribuídas aos alunos. A produção da horta, principalmente espinafres e aromáticas foram largamente utilizadas.
No Dia do Agrupamento (um dia sem aulas e aberto à comunidade) são convidados produtores de agricultura biológica, devidamente certificados, para fazerem uma pequena Feira de Agricultura Biológica.

15. Outros aspetos de realce da horta

Apesar das limitações, este projeto é muito importante visto os alunos serem citadinos, e muitos dele nunca terem tido qualquer contato com espaços rurais e atividades agrícolas, daí a importância da sua continuidade.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escolas EB 2ª e 3ª ciclos Roque Gameiro

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Professor coordenador da horta: Marta de Jesus Marques de Albuquerque