8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos dois compostores mas onde são colocados maioritariamente resíduos verdes (relva, folhas, restos da horta…). Desistiu-se de pedir aos alunos para trazerem de casa os resíduos de alimentos. Além dos imensos sacos de plástico onde trazem este resíduo também a propagação de mosquitos não ajuda à concretização da atividade.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces e couves de diferentes variedades junto dos alhos e cebolas, aipo, espinafres, tomates, pimentos, malaguetas, já se semearam as ervilhas e favas, várias aromáticas à volta da horta, tais como tomilho, poejo, coentros, manjericão, salsa, hortelã, cebolinho, cidreira, planta do caril e orégãos.
Á volta do troco da nespereira temos 3 pés de maracujás e à volta da nogueira fizemos já várias tentativas de colocar chuchu, mas não tem resultado. Para atrair insetos polinizadores temos também capuchinhas, girassóis e alecrim a ladear a horta.
Algumas aromáticas, rabanetes e tomate cereja foram cultivados em 5 floreiras que estavam abandonadas e foram recuperadas para se juntarem à horta.
Fez-se uma tentativa de construir uma horta vertical com garrafas de plástico, onde semearam salsa e rúcula, mas a parte “técnica” não resultou muito bem. No próximo ano tentaremos de novo. croqui da horta.
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita no fim das aulas pelos alunos (18.30 h) e quando é necessário, também de manhã cedo pela funcionária. O aproveitamento da água da chuva é feito em moldes muito rudimentares, para vasilhas que se colocam por baixo dos pontos de confluência da água que escorre dos telhados. Mas esta tem de ser utilizada rapidamente para não criar maus cheiros, visto não ser filtrada. Logo que seja possível tentaremos adquirir um sistema mais eficiente.
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As pragas têm sido um problema, mas ao mesmo tempo um ótimo objeto de estudo. Os chuchus também foram atacados por uma doença, as folhas mais novas começam a ficar todas enrugadas e não floresce. Esta situação já se repetiu duas vezes. Têm sido experimentadas várias técnicas, nem todas têm resultado.
Por exemplo a farinha e cascas de ovos nas couves para afastar as lagartas.
Resultou muito bem para o pulgão, pulverizar com chorume de urtigas e a solução de sabão azul e branco diluído em água.
14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta
Juntamente com a produção da horta, temos na escola algumas árvores de fruto, principalmente laranjeiras marmeleiros e abacateiro. Sempre que a quantidade o justifica os alunos fazem uma pequena feira dentro da escola. O lucro desta feira tem de ter um fim solidário. Este ano os alunos escolheram ajudar a Aldeia SOS de Bicesse.
No âmbito do tema do ano Eco-Escolas “Alimentação Saudável e Sustentável” e para comemorar o Dia da Alimentação, foi dinamizada uma atividade em que, com a ajuda de encarregadas de educação, se confecionaram 5 sopas diferentes que depois foram distribuídas aos alunos. A produção da horta, principalmente espinafres e aromáticas foram largamente utilizadas.
No Dia do Agrupamento (um dia sem aulas e aberto à comunidade) são convidados produtores de agricultura biológica, devidamente certificados, para fazerem uma pequena Feira de Agricultura Biológica.
15. Outros aspetos de realce da horta
Apesar das limitações, este projeto é muito importante visto os alunos serem citadinos, e muitos dele nunca terem tido qualquer contato com espaços rurais e atividades agrícolas, daí a importância da sua continuidade.