Escola EB 2,3 Maria Manuela de Sá

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe horta na escola desde 2007. Não foi sempre o mesmo espaço.

2. Área aproximada da horta (m²)

setenta metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

quatro

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Ciências Naturais, Educação Tecnológica e o Homem e o Meio.

3.3. N.º de alunos envolvidos

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

3

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

Quando é necessário fazer a limpeza da horta, retirar as ervas, cavar ou usar uma mota enxada, pedimos a colaboração da Associação de pais. As sementes e algumas plantas são oferecidas pelos pais dos alunos que colaboram na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos voluntários que se inscrevem para colaborar nos trabalhos da horta, divulgam aos pais, colegas. Alguns dos produtos produzidos são oferecidos aos alunos, outros são usados na cozinha pedagógica, para os alunos do CEI prepararem as refeições.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O grupo de alunos que colabora nos trabalhos da horta, fazem a rega, com regadores e usando a água da chuva acumulada num depósito.
Outros retiram as ervas daninhas, fazem as mondas. Alguns dos alunos já estão habituados a trabalhar nesta área pois também o fazem com pais ou avós.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno quando está com muitas ervas, estas são retiradas, depois é cavado e finalmente adubado com o composto que se fez no ano anterior nos três compostores que temos na horta.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Uma equipa de alunos recolhe todos os dias os resíduos orgânicos da cantina da Escola e do Bar dos professores( cascas de fruta e legumes, borras de café) e coloca nos compostores que estão na horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

abóboras; alho francês; feijão de vagem;

rabanetes; alface; curgetes; flores- cravos túnicos e calêndulas

alface; cebolo

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um depósito de água de 1000l que recolhe a água da chuva proveniente de uma caleira (oferecido pela Associação de Pais).
A rega da horta é feita com esta água.Quando necessário também se usa para lavar os espaços exteriores.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Desde que a horta foi criada temos poucas pragas porque usamos plantas para evitar a sua propagação, como por exemplo chagas, cravos túnicos, alecrim, calêndulas.
Quando necessário aplica-se chorume de ortiga

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Os produtos da horta são utilizados para a confeção de alimentos na cozinha pedagógica, para venda a fim de angariar dinheiro para a manutenção da horta e outros são oferecidos aos alunos colaboradores.

15. Outros aspetos de realce da horta

Temos uma estufa que serve de apoio( por exemplo, germinação de sementes), um cantinho de aromáticos. Temos árvores de fruto na área da horta. Temos três compostores e um contentor de recolha de folhas secas para a manutenção dos compostores.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Maria Manuela de Sá

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Professor coordenador da horta: Ilda Isabel Magalhães Fonseca Félix