EB nº 2 do Laranjeiro

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de um ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

Cerca de 50m2 - foi ampliada, relativamente ao ano transato.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

É nosso objetivo promover a interdisciplinaridade e a integração curricular das atividades a desenvolver, nomeadamente a Português, Estudo do Meio, Matemática e Educação Cívica

3.3. N.º de alunos envolvidos

150

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

6

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias têm participado com a passagem de conhecimentos e técnicas à escola e também trazendo sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O envolvimento de várias turmas, de diferentes anos e das Unidades, de Ensino Estruturado e de Multideficiência, no Projeto Horta-Bio.
A partilha de informação com as famílias.
A vigilância, o cuidado e a preocupação na manutenção dos espaços de cultivo.
O envolvimento dos pais/familiares.
A parceria com a Junta de Freguesia.
A divulgação na Pág. Web da Escola.
A planificação de realizar uma feira com os produtos agrícolas e de introduzir produtos da horta na alimentação (sopa, legumes como acompanhamento...).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma é responsável pela manutenção de uma das áreas delimitadas e as atividades de manutenção são rotativas e orientadas por cada Docente/Educador.

7. Como é feita a preparação do solo?

Nesta fase inicial, misturamos a terra existente com substrato universal, composto por humus, turfas loiras, adubação mineral, até 2 mês e fertilização orgânica e com algum composto resultante da compostagem.

8. É feita compostagem?

Não

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem ainda não foi feita, porque a implementação e ampliação da horta estava numa fase inicial, mas terá início, brevemente, com o apoio e formação da Eng. Deolinda, da divisão do ambiente, da Câmara Municipal de Almada.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nesta fase, temos: alface, couve galega, hortelã, pimenteiros, poejo, morangos, mas serão acrescentadas outras, a exemplo do ano passado.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando chove é aproveitada a água da chuva, com recipientes, depois despejada em regadores. Com o tempo mais quente existe o recurso à água canalizada.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, mas não temos tido pragas, doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Nesta fase, temos ainda apenas a intenção e planificação de realizar uma feira com os produtos agrícolas e de introduzir produtos da horta na alimentação (sopa, legumes, como acompanhamento, salada de frutos, doce...).

15. Outros aspetos de realce da horta

Queremos implementar a nossa horta de acordo com os princípios da Agricultura Biológica, apelando à participação ativa dos alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e social, bem como para a sua educação alimentar. Além do envolvimento dos alunos, este projeto tem como objetivo envolver também os professores, funcionários, pais, comunidade local. Tem ainda como objetivo promover a interdisciplinaridade e a integração curricular das atividades a desenvolver.

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: EB nº 2 do Laranjeiro

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Professor coordenador da horta: Manuel Simões