3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta
Estudo do Meio; Atividades de Vida Diária
4.1. Como e com que frequência?
As famílias participam fornecendo sementes e plantio e os familiares de alguns alunos acompanham o desenvolvimento da horta, nas suas diferentes fases, ao longo do ano.
Os familiares de alguns alunos também fornecem alguns conselhos práticos, fruto de experiência de vida, pois alguns são agricultores.
Quando existem produtos prontos para colheita, uma parte é destinada para os alunos levarem para sua casa, de forma a incentivar o envolvimento das famílias nas atividades, e a restante produção é destinada à venda no interior da escola ou para utilização no bar da escola (alfaces e plantas medicinais/condimentares).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Anualmente, no "Dia do PROFIJ é confecionada uma sopa e saladas que são vendidas a toda a comunidade escolar, assim como expostos os produtos cultivados. Esta atividade tem um grande impacto na comunidade uma vez que nela participam alunos e docentes de todas as escolas da ilha Terceira e também há representação de outras escolas do arquipélago.
Sempre que existem produtos suficientes para realizar uma venda, realiza-se o "Mercadinho da horta biológica", onde os alunos da turma UNECA (Unidade Especializada com Currículo Adaptado)/DOV (Despiste e Orientação Vocacional) dinamizam uma banca de venda dos produtos cultivados na horta biológica.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos das turmas UNECA (Unidade Especializada com Currículo Adaptado)/DOV (Despiste e Orientação Vocacional); UNECA (Unidade Especializada com Currículo Adaptado)/SE (Socioeducativo) e CIC têm um horário definido na sua componente letiva de participação na horta.
É elaborado regularmente um quadro de rotinas/tarefas e responsabilidades de cada um dos alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Mulching – cobertura do solo com matéria orgânica sem mobilização do solo.
Melhorando a qualidade do solo através da adição de composto produzido na escola, com algas marinhas recolhidas na costa da ilha, mosto (restos) das vindimas fornecido pelos produtores vitivinícolas locais, restos das culturas e infestantes (sem sementes), relvas dos pátios da escola e estilha.
Com incorporação/sideração de leguminosas (plantas que fixam o azoto) no solo e também com pulverização de chorume de urtigas e de consolda.