Escola Básica Integrada dos Biscoitos

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

140 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta

Estudo do Meio; Atividades de Vida Diária

3.3. N.º de alunos envolvidos

18

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos

1

4. As famílias são envolvidas?

Sim

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam fornecendo sementes e plantio e os familiares de alguns alunos acompanham o desenvolvimento da horta, nas suas diferentes fases, ao longo do ano.
Os familiares de alguns alunos também fornecem alguns conselhos práticos, fruto de experiência de vida, pois alguns são agricultores.
Quando existem produtos prontos para colheita, uma parte é destinada para os alunos levarem para sua casa, de forma a incentivar o envolvimento das famílias nas atividades, e a restante produção é destinada à venda no interior da escola ou para utilização no bar da escola (alfaces e plantas medicinais/condimentares).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Anualmente, no "Dia do PROFIJ é confecionada uma sopa e saladas que são vendidas a toda a comunidade escolar, assim como expostos os produtos cultivados. Esta atividade tem um grande impacto na comunidade uma vez que nela participam alunos e docentes de todas as escolas da ilha Terceira e também há representação de outras escolas do arquipélago.
Sempre que existem produtos suficientes para realizar uma venda, realiza-se o "Mercadinho da horta biológica", onde os alunos da turma UNECA (Unidade Especializada com Currículo Adaptado)/DOV (Despiste e Orientação Vocacional) dinamizam uma banca de venda dos produtos cultivados na horta biológica.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos das turmas UNECA (Unidade Especializada com Currículo Adaptado)/DOV (Despiste e Orientação Vocacional); UNECA (Unidade Especializada com Currículo Adaptado)/SE (Socioeducativo) e CIC têm um horário definido na sua componente letiva de participação na horta.
É elaborado regularmente um quadro de rotinas/tarefas e responsabilidades de cada um dos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Mulching – cobertura do solo com matéria orgânica sem mobilização do solo.
Melhorando a qualidade do solo através da adição de composto produzido na escola, com algas marinhas recolhidas na costa da ilha, mosto (restos) das vindimas fornecido pelos produtores vitivinícolas locais, restos das culturas e infestantes (sem sementes), relvas dos pátios da escola e estilha.
Com incorporação/sideração de leguminosas (plantas que fixam o azoto) no solo e também com pulverização de chorume de urtigas e de consolda.

8. É feita compostagem?

Sim

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com algas marinhas recolhidas na costa da ilha, mosto (restos) das vindimas fornecido pelos produtores vitivinícolas locais, restos das culturas e infestantes (sem sementes), relvas dos pátios da escola, estilha, folhas secas, ramos de árvores e arbustos resultantes da poda.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nabos/alfaces/acelgas; alfaces/cebolas/coentros; morangos/salsa/tetragónia; Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e Condimentares em vários locais; couves e batata-doce; rabanetes e cebolinho; funcho para sopas e saladas; basilic-majaricão; cravos de tunes para desinfeção do solo; etc.

11. É feita recolha da água da chuva?

Sim

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta biológica é na sua maioria feita através do sistema “gota-a-gota” e está dependente das condições meteorológicas.
No interior da estufa é feita uma rega semanal através do sistema “gota-a-gota”, no exterior da estufa apenas é feita a rega nos meses mais quentes do ano, uma vez que a pluviosidade é suficiente para a manutenção das plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim é feita a monitorização visual semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagarta da couve - limpeza manual;
Lesmas e caracóis - cerveja, cinzas, Ferramol;
Melros Pretos - espantalhos;
Ratos - desinfestação geral da escola com venenos;
Houve tratamentos preventivos com infusões, macerações ou decocções de urtiga, cavalinha e tomilho.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

13.1. Se sim, que espécies?

14. Refira outras atividades que se realizam em torno da horta

Sempre que existem produtos suficientes para realizar uma venda, realiza-se o "Mercadinho da horta biológica", onde os alunos da turma UNECA (Unidade Especializada com Currículo Adaptado)/DOV (Despiste e Orientação Vocacional) dinamizam uma banca de venda dos produtos cultivados na horta biológica. De referir que estes produtos apresentam uma grande procura esgotando rapidamente os produtos disponíveis.
Anualmente, os alunos mais diretamente envolvidos na dinamização do projeto, montam uma banca para divulgação das atividades desenvolvidas e venda de produtos, no "Dia do PROFIJ" onde participam alunos e docentes de todas as escolas da ilha Terceira e onde também há representação de outras escolas do arquipélago.

15. Outros aspetos de realce da horta

15.1. Link para a página da horta

 

Publicado por: Escola Básica Integrada dos Biscoitos

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Professor coordenador da horta: Daniel Luís Correia Pinto