Escola Básica de Lagoas

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o inicio do corrente ano letivo 2015/2016.

2. Área aproximada da horta (m²)

50

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

-Zelar pela horta biológica e trabalhar em prol de um ambiente melhor, para edificar laços de amizade e partilhar conhecimentos entre os membros da comunidade escolar;
-Promover o conhecimento no âmbito da sustentabilidade e da alimentação saudável;
-Fazer compostagem e contribuir para a diminuição da parcela que colocamos em aterro;
-Implementar rotinas tendo em conta a política dos 5Rs;
-Desenvolver na comunidade escolar uma “consciência ecológica”;
-Promover a sustentabilidade da horta biológica através da compostagem.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Esta iniciativa contribui para o enriquecimento pessoal, e constitui uma prática que está ao alcance de todos os que tem o interesse em saber e ver como podemos alimentar-nos de uma forma mais saudável. Pretende-se que a horta seja um meio de sustentabilidade da escola.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 14
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas as disciplinas
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 250
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 20

6. Como são envolvidas as famílias?

A escola solicitou a colaboração de um encarregado de educação que lhes lavrou o terreno com o seu tractor. Ao longo deste ano foram estabelecidas diversas parcerias para a execução desta atividade, entre as quais destacámos o Município de Ponte de Lima, o Serviço da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro D`Arcos, as de Juntas de Freguesia, a Associação de Pais e os pais/encarregados de educação e a comunidade local. As mães, avós, avôs e pais colaboraram nas sementeiras e plantações.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Observar a grande vontade que todos apresentaram em trazer as suas famílias para ajudarem na horta.
A alegria de todos verem o desenvolvimento da horta e a acompanhar o crescimento/rega e apanha para o seu consumo na cantina da escola.
Oferta de um cabaz de legumes a uma instituição de solidariedade de Ponte de Lima e um cabaz para o Festival das Sopas da escola sede do nosso Agrupamento.
No dia dedicado à comida vegetariana os legumes foram fornecidos pela nossa horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os alunos são responsáveis pela manutenção semanal da horta ( foi elaborado um mapa de tarefas). São lhes atribuídas tarefas relacionadas com a plantação, rega e manutenção do compostor. Os pais/encarregados de educação e comunidade local também colaboram no cultivo da horta, preparação o solo, ajudando a semear/plantar e colaboram com sementes ou pés de plantas.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é previamente lavrado e cavado. O adubo utilizado para fertilizar o solo da horta da escola foi estrume de cavalo, mas já iniciamos a preparação de um compostor para produzir composto maturado, para futuras plantações e sementeiras.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Os resíduos orgânicos são recolhidos na cantina da escola pelos alunos que os colocam no compostor (construído em janeiro pelos alunos, pais/encarregados de educação e docentes).
Passos que demos para fazer o composto.
1º Dispusemos no fundo uma camada de palha ou ramos cortados, para permitir a ventilação e o escoamento de água;
2º Na camada seguinte misturamos restos de vegetais e frutas, pequenos pedaços de jornal, cortes de jardim e restos de colheitas agrícolas;
3º Nas camadas seguintes intercalamos restos de resíduos húmidos (legumes, cascas de fruta, cortes de relva) com resíduos secos (folhas velhas, pequenos ramos, palha, papel de jornal);
4º Misturamos os resíduos e cobrimos com folhas e ramos secos, que evitarão a presença de insetos;
5º Reviraremos periodicamente o composto e verificaremos a humidade.
O que se deve colocam no composto?
Colocamos apenas: restos de vegetais e cascas de fruta e de ovos, borras de café, saquetas de chá, pequenos pedaços de papel absorvente ou jornais, corteis de jardim, restos de colheitas agrícolas, aparas de madeira e serradura, e pequenas quantidades de cinza.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve Galega, alhos, alho francês, favas, ervilhas, couve coração, cenouras, cebolas, batatas, alface, morangueiros, árvores de fruto e ervas aromáticas (tomilho, alfazema, oregãos, alecrim, cidreira e salsa)

13. Como é feita a gestão da rega?

Na escola existem reservatórios de água, por baixo das caleiras do telhado (junto da horta), que permite a recuperação da água da chuva. A água é retirada do reservatório através de regadores e os alunos são responsabilizados pela rega, a mesma é feita sempre de manhã.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não se tem registado a ocorrência de pragas ou doenças.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os produtos colhidos terão como finalidade a distribuição instituição de solidariedade de Ponte de Lima e o Festival das Sopas da escola sede do nosso Agrupamento e confecionados na cantina da escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica de Lagoas

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Professor coordenador da horta: Deolinda Maria da Cruz Porto Sousa