Externato Limiar, Creche e Jardim de Infância

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo passado.

2. Área aproximada da horta (m²)

+/- 5

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Não tínhamos horta, apesar de termos espaço exterior bastante grande. Alterámos o local da horta porque o anterior nunca tinha exposição solar.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto não foi iniciado e mantido pela originalidade, mas sim pela importância da abordagem deste tema "agricultura biológica" com crianças desta faixa etária.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Educação Pré-escolar
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 36
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Todos os interessados

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias são convidadas a intervir na horta quando acharem oportuno. O convite é relembrado ao longo do ano. As próprias famílias fazem a proposta de intervenção.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

As crianças mostram-se mais interessadas em conhecer novas plantas (principalmente as comestíveis). Mostram interesse em tratar das plantas e preocupação com o estado da horta. Essencialmente, aprendem a respeitar e cuidar da natureza.
Os pais mostram mais interesse em participar na vida da escola sentindo-se orgulhosos pelos produtos obtidos na horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A rega da horta é efetuada diariamente: pela manhã, pelas crianças (uma semana para cada sala) e ao fim do dia por uma funcionária. As ervas são apanhadas por adultos (pais, educadoras e outros funcionários), visto termos urtigas. A plantação é feita pelas crianças com educadora da respetiva sala ou por pais que manifestem esse interesse.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com composto orgânico e ferramentas de jardinagem, pelas crianças.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Compostor onde são depositadas as folhas secas do jardim, restos de café e cascas de frutas e legumes.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas como salva, alecrim e salsa nos rebordos, tomate cherry, tomate redondo (proveniente de sementeira feita na sala), alfaces,

13. Como é feita a gestão da rega?

Já foi descrita anteriormente: a rega da horta é efetuada diariamente: pela manhã, pelas crianças (uma semana para cada sala) e ao fim do dia por uma funcionária.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Caracóis. Uma mãe de uma criança disponibilizou-se para apanhar os caracois e por espalhar recipientes com cerveja para os manter longe das nossas plantinhas.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Só utilizamos alguns morangos na salada de fruta das crianças. Por vários ainda não conseguimos colher mais nada da horta:
- mudança do local da horta que obrigou a replantar tudo;
- tempo muito chuvoso que não permitiu sair com crianças tão pequenas para o exterior;
- escassez de tempo para as plantações de primavera, por isso realizadas tardiamente.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Externato Limiar, Creche e Jardim de Infância

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Professor coordenador da horta: Susana Oliveira