Escola Básica 2,3 de Alfornelos

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de seis anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

≈ 750 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Foram várias as motivações que estiveram na base da criação da horta e na sua continuidade.
Tentou-se valorizar o espaço envolvente da escola criando vários espaços/áreas que permitissem uma maior interação entre a escola e o meio envolvente; a integração dos diferentes alunos que frequentam os percursos curriculares alternativos de 2.º e 3.º ciclo que têm a disciplina de jardinagem, assim como os cursos vocacionais de 3.º ciclo que possuem nas suas áreas vocacionais jardinagem, hortofloricultura e pequenas reparações; a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais é uma preocupação atual e que tem neste espaço uma variedade de atividades que os prepara para a vida pessoal e social, uma vez que adquirem uma maior autonomia, responsabilidade, atitudes altruístas, onde a cooperação e o trabalho em equipa de todos os intervenientes são a chave para uma eficiente manutenção da horta e do espaço envolvente (estufa e galinheiros).
Para além do que foi referido, o clube da horta pedagógica está aberto a todos os alunos e é transversal aos diferentes níveis de ensino.
Também se pretendeu aproximar os pais, os encarregados de educação e toda a comunidade educativa, diversificando o ambiente escolar, tornando-o mais abrangente.
Atualmente, temos como objetivo fomentar o empreendedorismo nos participantes mais jovens; sensibilizando também todos os intervenientes para a necessidade de se preservar a natureza e o meio ambiente, assim como o cultivo de produtos biológicos, reconhecendo os benefícios associados ao seu consumo.
É imprescindível estimular todos os participantes a terem comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário – formação de hábitos alimentares mais saudáveis.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O envolvimento e a motivação que os alunos demonstram nas diferentes atividades que vão sendo desenvolvidas, assim como a preocupação que têm com os animais que vivem nos dois galinheiros e que foram construídos com a sua ajuda. A alimentação, limpeza e o retirar dos ovos é assegurado diariamente pelos diferentes alunos que mantêm o espaço; assim como a realização das tarefas inerentes à manutenção de uma horta – sacha, monda, rega, abertura de caldeiras, plantação e posteriormente o cultivo. É de referir que são os próprios alunos (orientados pelos docentes) que apanham os produtos, se necessário os pesam e os colocam à venda no bar dos professores, gerindo muitas vezes as receitas/proveitos.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4 Professores
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Jardinagem, Hortofloricultura, Pequenas Reparações, Artes Plásticas, Educação Visual, Educação Tecnológica, Matemática e Educação para a Cidadania.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: Cerca de 95 alunos.
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 7 Funcionários.
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Vários.

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias colaboram com o fornecimento de algumas plantas e/ou sementes, trazem restos alimentares para a compostagem, recebendo ocasionalmente e de forma gratuita diferentes produtos da horta, de modo a serem minimizadas algumas carências alimentares.
Muitas vezes são realizados lanches com os alunos que participam nas atividade da horta (onde incluímos os produtos que são semeados/plantados pelos mesmos).

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos que que participam nas atividades promovidas na horta e no seu espaço envolvente sentem-se motivados, úteis e ativos, ao tornarem os espaços mais interativos e dinâmicos. Esta responsabilização, desperta neles um maior interesse pelas práticas agrícolas (maior sucesso escolar – alunos mais responsáveis e autónomos) e também é benéfica para a comunidade que percebe que a escola se preocupa com a necessidade de promover a entreajuda entre os alunos que dinamizam o espaço, incentivando-os a conhecer os produtos que à partida os mais jovens só conheceriam das prateleiras de supermercado.
Alguns dos alunos adquirem conhecimentos que lhes possibilitará continuarem o seu percurso escolar nesta área (jardinagem/hortofloricultura) ou em áreas similares, facilitando assim a sua entrada no mercado de trabalho e consequentemente, uma maior integração na sociedade.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As tarefas são geridas entre os professores dinamizadores e o voluntário, não havendo uma divisão de tarefas fixa – as tarefas são realizadas de acordo com as necessidades, sendo a nossa prioridade enquanto cidadãos/professores capacitar os nossos alunos para que participem ativamente em todas as atividades.

9. Como é feita a preparação do solo?

Na preparação do solo, quando fazemos a mobilização do solo, temos o cuidado de incorporar o composto e a matéria orgânica produzida pelos animais que habitam o espaço envolvente da horta (galinhas, gansos e patos) e o composto proveniente das nossas pilhas de compostagem (caso esteja em condições de ser utilizado).
Sempre que possível, incorporamos no nosso solo composto proveniente da estação de tratamento e Valorização Orgânica que nos é gentilmente fornecida pela Câmara Municipal da Amadora.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Possuímos compostores e utilizamos vários tipos de materiais para a construção da pilha de compostagem: sobrantes de diferentes árvores e arbustos, excedentes da horta, aparas de fruta e legumes que nos são fornecidos, borras de café, caruma, ramos triturados (resultantes das podas) e relva cortada.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos o cuidado de fazer consociações e de organizar a horta de acordo com as necessidades de cada cultura. Neste momento possuímos várias culturas hortícolas, canteiros de aromáticas, vários arbustos de frutos vermelhos, uma instalação de pomar com um ano de idade com cerca de trinta fruteiras.

13. Como é feita a gestão da rega?

Todas as regas são regas localizadas tendo o cuidado de as aplicar de acordo com as necessidades de cada espécie instalada. Sempre que possível aproveitamos igualmente as águas pluviais.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

A monitorização de pragas e doenças é realizada através da observação direta às várias culturas existentes na horta. Existem ervas aromáticas que atuam como agentes repelentes, existem também insetos auxiliares e aves insectívoras que ajudam no controle/eliminação das pragas.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Galinhas, patos e gansos.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Venda dos produtos, lanches e almoços convívio com os alunos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica 2,3 de Alfornelos

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Professor coordenador da horta: Sílvia Ferreira