Jardim de Infância e EB do Prado

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de doze anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

150 metros quadrados

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Tínhamos muito espaço que estava mal aproveitado e havia vontade de o melhorar para tornar o recreio mais acolhedor. As crianças, muitas delas vindas de Vila Real, apresentavam maus hábitos alimentares,com lanches pouco saudáveis, desconhecendo a origem dos alimentos. Aproveitamos a natural curiosidade delas,o empenho,energia e alegria nas tarefas a desempenhar, para lhes propor a iniciativa que se tornou num espaço pedagógico rico em experiências e aprendizagens.Aliado ao prazer de mexer na terra, promovemos o amor à natureza e a preservação do ambiente.Alguns pais e avós da localidade, com experiência agrícola, disponibilizaram os seus préstimos que foram uma mais valia.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

É uma horta biológica e auto-sustentável.Trabalhada maioritariamente pelos alunos com o envolvimento de todos, desde os mais pequeninos de 3 anos até aos mais velhos de 9 anos , com a supervisão dos docentes e colaboração dos assistentes operacionais e famílias das crianças. Usamos as nossas sementes ou outras com a garantia de serem biológicas. Usamos composto produzido na escola a que adicionamos resíduos orgânicos dos animais por nós criados. Compramos alfaias agrícolas e tudo o que for preciso para a manutenção da horta com dinheiro das feiras e mercados dos nossos produtos e fazemos várias visitas de estudo financiadas com esta verba.Os pais e alguns membros do Eco-conselho construíram uma casa na árvore que além de servir de observatório de aves, é mais um equipamento lúdico que as crianças adoram explorar.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Conhecimento do Mundo e Estudo do Meio.Temos 4 salas, uma do Pré-escolar e três do 1ºCicclo.Todas participam nas atividades da horta.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 95
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Muitos

6. Como são envolvidas as famílias?

Em todas as reuniões de pais o programa Eco-Escolas é apresentado, mais para os que pela primeira vez têm os seus filhos nesta escola, porque todos os outros já o conhecem e participam ativamente em todas as atividades. Aliás a nossa escola é escolhida pelos encarregados de educação precisamente pelas boas práticas pedagógicas e ecológicas. Os filhos entusiasmam os pais nos projetos a desenvolver e convidam-nos a participar nas diferentes atividades e festas. Através do placar Eco-Escolas vão sabendo das diferentes iniciativas e participam sempre que podem. Uma vez por mês há atividades na horta (Eco-sábado) e há muitos que estão sempre presentes. Através das notícias publicadas nos semanários locais e no do agrupamento "O Cuco". Participam em palestras sobre plantas e agricultura biológica; juntam resíduos orgânicos que os filhos trazem para a escola para deitar aos animais ou no compostor.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade conhece os benefícios da agricultura biológica e a maior parte, pelo menos as famílias dos nossos alunos, praticam este tipo de agricultura e procuram consumir alimentos biológicos. À volta da escola vêm-se vários compostores e as pessoas estão a deixar de utilizar químicos nas suas hortas.
Os alunos estão muito mais recetivos a este tipo de alimentos e são eles os responsáveis pelas famílias praticarem agricultura biológica e se envolverem nas atividades da escola.
A nossa escola é uma das mais procuradas precisamente pelo espaço exterior, as boas práticas pedagógicas em que a preservação da natureza e o respeito pelo ambiente é prioritário. Numa altura, em que a maior parte das escolas rurais fecha, para se agruparem em grandes centros escolares, a nossa mantém-se a funcionar e é procurada por mais pais que ficam agradados com a satisfação e alegria que os seus filhos manifestam ao frequentá-la. Somos exemplo para outras escolas com quem partilhamos sementes e plantas e nos visitam para aprenderem com a nossa experiência. Convidam-nos para comunicações e palestras sobre a nossa horta. Em março do ano passado, uma equipa da Euronews veio fazer uma reportagem sobre o trabalho realizado à volta da horta que passou na TV em maio, ao longo de toda a semana.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Realizamos assembleias periódicas com toda a escola onde apresentamos o trabalho a desenvolver e tomamos decisões.Todas as turmas participam, tendo um dia por semana para trabalhar no seu talhão. Existe um quadro de tarefas em cada sala responsabilizando as crianças pelas diferentes tarefas que se muda semanalmente. Quem rega, quem monda; quem alimenta os coelhos; as galinhas; quem muda a água dos bebedouros, quem recolhe os ovos, quem identifica as plantas aromáticas; quem limpa o galinheiro;
quem traz as cascas da fruta do refeitório; quem trata do compostor. Na hora do recreio os eco-conselheiros supervisionam e chamam a atenção dos responsáveis por cada tarefa.Os docentes reunem mensalmente para avaliar atividades realizadas e planificar outras.

9. Como é feita a preparação do solo?

No princípio do ano o solo é cavado e coberto com composto realizado no ano anterior. Temos um espaço amplo debaixo duma árvore, junto ao galinheiro, onde juntamos resíduos orgânicos trazidos pelas crianças num baldinho próprio alternados com outros, produzidos na escola, a que juntamos os excrementos dos nossos coelhos e galinhas. Temos composto em várias fazes de maturação e usamos sempre o mais antigo.São as crianças que realizam todo o processo embora no primeiro eco-sábado aproveitamos a presença dos pais para fazer o trabalho mais pesado.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com resíduos orgânicos trazidos de casa pelas crianças, com as cascas de fruta dos lanches da escola, com os resíduos do refeitório,com as folhas das infusões; borras de café, excrementos dos coelhos e galinhas misturados com feno, palha e restos vegetais; cinza da caldeira; folhas secas, aparas de poda,cascas de ovos,etc. Deitamos em camadas de verdes e castanhos sendo a última de castanhos, quase sempre de folhas secas das muitas árvores do recreio que as crianças apanham do chão em carretas e despejam no compostor que protegem o composto e evita atrair mosquitos.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos favas, ervilhas, alho francês, rabanetes, cenouras,alfaces, couve coração, couve galega, espinafres, alcachofra, ruibarvo, cebolinho, coentros,oregãos, aipo,ervilhas de cheiro, calendulas, funcho, erva cidreira, hortelãs, tomilho, morangos silvestre e outros, framboesas, groselhas,amoras, mirtilos, entre outras. Toda a horta é ladeada por ervas aromáticas e plantas com flores para atrair os insetos auxiliares mas também temos um canteiro de aromáticas. Além da horta, temos um pomar com diversas árvores de fruto com que fazemos compotas, saladas, tartes e outras sobremesas.

13. Como é feita a gestão da rega?

Há crianças responsáveis de cada sala que regam a horta e as plantas do jardim com regadores que enchem no depósito da água da chuva que a empresa municipal de água e resíduos nos ofereceu,EMAR.No verão ou nos dias mais quentes de primavera, são os assistentes operacionais que regam nas primeiras horas do dia , 7h e 45m e antes de saírem, pelas 19h.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Ás vezes aparecem piolhos no feijão verde, nas favas e na alcachofra mas combatem-se com uma sabonária realizada com a ajuda das crianças.
Ainda não detetámos outro tipo de pragas talvez porque os insetos auxiliares realizam bem o seu trabalho. Temos muitas plantas com flores que ladeiam toda a horta assim como plantas aromáticas que atraem este tipo de insetos e que repelem os nocivos à agricultura.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Todos os dias os alunos do Eco-Conselho vão à horta assim como os responsáveis pelas diferentes tarefas e observam as alterações que ocorrem. Faz-se o registo no Diário de Grupo e em reunião de grande grupo, decide-se o que fazer. Já temos a sabonária feita num balde que deitamos num borrifador e as crianças responsáveis vão combater a praga.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Coelhos e galinhas.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Em novembro, dia 7 comemoramos o dia Eco-Escolas e fazemos uma feira de outono com os produtos da horta e compotas confecionadas com as crianças com os frutos do nosso pomar. Este ano fizemos outra a 14 de novembro na praça do Município em Vila Real a convite da Câmara Municipal.Em maio, também a convite da Câmara participamos em mercados realizados ao sábado de manhã com os produtos colhidos na horta. Realizamos atividades de culinária todas as sextas utilizando sempre produtos frescos e saudáveis de preferência colhidos na nossa horta e pomar. As saladas de legumes e flores ajudam a complementar as refeições servidas pela empresa e as frutas servem para batidos, compotas, tartes e outras sobremesas ou lanches que oferecemos às crianças e visitas.Usamos as ervas aromáticas para infusões e bebidas aromatizadas.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Jardim de Infância e EB do Prado

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Professor coordenador da horta: Maria Luísa Queirós