10.1. Se sim, como e com que materiais?
Com resíduos orgânicos trazidos de casa pelas crianças, com as cascas de fruta dos lanches da escola, com os resíduos do refeitório,com as folhas das infusões; borras de café, excrementos dos coelhos e galinhas misturados com feno, palha e restos vegetais; cinza da caldeira; folhas secas, aparas de poda,cascas de ovos,etc. Deitamos em camadas de verdes e castanhos sendo a última de castanhos, quase sempre de folhas secas das muitas árvores do recreio que as crianças apanham do chão em carretas e despejam no compostor que protegem o composto e evita atrair mosquitos.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos favas, ervilhas, alho francês, rabanetes, cenouras,alfaces, couve coração, couve galega, espinafres, alcachofra, ruibarvo, cebolinho, coentros,oregãos, aipo,ervilhas de cheiro, calendulas, funcho, erva cidreira, hortelãs, tomilho, morangos silvestre e outros, framboesas, groselhas,amoras, mirtilos, entre outras. Toda a horta é ladeada por ervas aromáticas e plantas com flores para atrair os insetos auxiliares mas também temos um canteiro de aromáticas. Além da horta, temos um pomar com diversas árvores de fruto com que fazemos compotas, saladas, tartes e outras sobremesas.
13. Como é feita a gestão da rega?
Há crianças responsáveis de cada sala que regam a horta e as plantas do jardim com regadores que enchem no depósito da água da chuva que a empresa municipal de água e resíduos nos ofereceu,EMAR.No verão ou nos dias mais quentes de primavera, são os assistentes operacionais que regam nas primeiras horas do dia , 7h e 45m e antes de saírem, pelas 19h.
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Ás vezes aparecem piolhos no feijão verde, nas favas e na alcachofra mas combatem-se com uma sabonária realizada com a ajuda das crianças.
Ainda não detetámos outro tipo de pragas talvez porque os insetos auxiliares realizam bem o seu trabalho. Temos muitas plantas com flores que ladeiam toda a horta assim como plantas aromáticas que atraem este tipo de insetos e que repelem os nocivos à agricultura.
14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
Todos os dias os alunos do Eco-Conselho vão à horta assim como os responsáveis pelas diferentes tarefas e observam as alterações que ocorrem. Faz-se o registo no Diário de Grupo e em reunião de grande grupo, decide-se o que fazer. Já temos a sabonária feita num balde que deitamos num borrifador e as crianças responsáveis vão combater a praga.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Em novembro, dia 7 comemoramos o dia Eco-Escolas e fazemos uma feira de outono com os produtos da horta e compotas confecionadas com as crianças com os frutos do nosso pomar. Este ano fizemos outra a 14 de novembro na praça do Município em Vila Real a convite da Câmara Municipal.Em maio, também a convite da Câmara participamos em mercados realizados ao sábado de manhã com os produtos colhidos na horta. Realizamos atividades de culinária todas as sextas utilizando sempre produtos frescos e saudáveis de preferência colhidos na nossa horta e pomar. As saladas de legumes e flores ajudam a complementar as refeições servidas pela empresa e as frutas servem para batidos, compotas, tartes e outras sobremesas ou lanches que oferecemos às crianças e visitas.Usamos as ervas aromáticas para infusões e bebidas aromatizadas.