Escola EB1 de Torres Vedras

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta teve início no final do segundo periodo, do ano letivo anterior; existe portanto há cerca de onze meses.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta tem aproximadamente a área de 130 metros quadrados.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

As crianças estão cada vez mais desligadas da natureza, o que acarreta um grande custo para o seu desenvolvimento, saúde e até mesmo para o futuro do meio ambiente. Sobretudo as da cidade, como é o nosso caso, uma horta pode ser a melhor ligação ao mundo natural que uma criança pode experimentar, podendo assim uma horta na escola assumir esse importante papel.
Uma horta proporciona vivências variadas de observação e análise, de comunicação e expressão, de intervenção e trabalho de campo, potenciando aprendizagens diversas no domínio cognitivo e afetivo-social e estimulando as competências de saber, saber-fazer e saber-ser.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto promove a implementação de uma horta de Agricultura Biológica no espaço escolar, ou seja, recorrendo a ingredientes de origem biológica e não a elementos químicos: fertilizantes, inseticidas ou herbicidas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 13
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 245
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias, por vezes, contribuem com plantas ou sementes para a horta e adquirem produtos da mesma para o seu consumo.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Mudanças nos hábitos alimentares de alguns alunos. Produtos de que as crianças antes não gostavam passam agora a figurar na sua alimentação.
Dinamização dos espaços exteriores da escola.
Disponibilizar a experimentação de diferentes culturas e formas de germinação.
Observar e investigar o desenvolvimento de sementes e plantas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente. Os alunos das turmas envolvidas deslocam-se à horta quinzenalmente, mas em dias alternados com outras turmas.
Foi elaborado um mapa, que se encontra afixado em cada sala de aula bem como no placard eco-escola, com a distribuição dos alunos participantes/ horários.

9. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é realizada pelo jardineiro da Câmara municipal que se desloca, semanalmente à escola. Ele prepara o solo e, em conjunto com os alunos, realiza as sementeiras, regas e plantações.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas que se encontram, neste momento, na horta são:
- plantas aromáticas: tomilho, alecrim, alfazema, salsa e coentros;
- nabiças, alface verde e roxa, couve coração de boi, couve portuguesa, faveiras, morangueiros, brócolos e alho francês.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos alunos e/ou auxiliares com a colaboração e orientação do jardineiro que nos acompanha e auxilia.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Até ao presente momento, felizmente, não tivemos qualquer tipo de pragas ou doenças.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Na festa da primavera, que decorrerá no último dia de aulas deste período, a escola estará aberta à comunidade, e nessa data serão vendidos produtos da horta. Também sempre que há produtos que já se encontram na fase de serem consumidos eles são colhidos e vendidos aos pais, professores e funcionários da escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1 de Torres Vedras

avatar

Professor coordenador da horta: Maria Henriqueta Brito Duarte Lima Baptista