Colégio Infanta Dona Maria de Portugal

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe desde o início da existência do colégio. Uns nove anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A área aproximada da horta são uns 15mX8m

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Os principais objectivos são sensibilizar as crianças para a necessidade de respeitar o nosso meio ambiente e cultivar e consumir produtos biológicos. Pois além de serem mais saudáveis para o ser humano o seu cultivo respeita a natureza sem a danificar o que reverte também para uma melhor qualidade de vida para o ser humano. Sensibilizar também toda a comunidade educativa, tornando os pais participantes nas actividades saudáveis e interessantes junto do colégio, dos seus funcionários e logicamente com os seus filhos. São actividades muito gratificantes e é precisamente o que nos motiva, ver a alegria e o entusiasmo como as crianças e os adultos participam e se entusiasmam na realização destas actividades e na observação da evolução das mesmas.
Através do estudo, da observação destas actividades ganha-se uma maior consciência ecológica e um maior respeito pela Mãe Natureza, à qual tanto devemos e por vezes tão mal tratamos. Estas actividades servem também para tornar presente na mente das crianças a importância dos valores e as prioridades na nossa vida, que infelizmente são alteradas na sociedade em que vivemos

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade do nosso projecto está no facto dos nossos produtos terem sido plantados de germinações feitas em casa e no colégio pelos alunos e familiares. Isso não só motiva mais as crianças como torna os pais mais participantes das nossas actividades. A satisfação das crianças é redobrada quando vêm crescer plantas que “nasceram” nas suas casas. E depois recolhem os frutos no colégio, onde por vezes são confeccionados para as suas refeições, ou levados para as suas casas para serem confeccionados pelos seus familiares.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 7
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências, Artes, Português, Espanhol.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 84
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 7
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 30

6. Como são envolvidas as famílias?

Os pais são todos envolvidos pois eles fazem juntamente com os filhos as germinações em casa. Depois fazemos actividades diferentes todos os anos onde alguns participam também no colégio. Este ano por exemplo faremos uma feira de produtos biológicos/mercado biológico com os nossos produtos e com os de várias hortas que os pais e funcionários têm nas suas casas ou em casa de familiares.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Os alunos têm mais consciência da proveniência dos alimentos e consomem uma alimentação mais cuidada. A comunidade envolvente é sensibilizada para o consumo de produtos biológicos e devido às nossas actividades, tentam ter uma alimentação mais cuidada.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas participam de acordo com a planificação elaborada no inicio do ano lectivo, mais concretamente em Outubro quando damos inicio às actividades da horta com a preparação do solo e sementeiras.
Semanalmente quando o tempo permite, a turma destinada terá de fazer a manutenção da horta, como limpeza de ervas daninhas, rega se for necessário, Duas vezes por ano a terra é removida com a ajuda dos alunos e adicionamos uma parte do composto retirado do nosso compostor.

9. Como é feita a preparação do solo?

Em Outubro, retiram-se as ervas daninhas, limpamos o terreno e é lavrado adicionando um pouco do composto vindo do nosso compostor.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Os alunos diariamente recolhem da cozinha o lixo apropriado para levarem para a compostagem. Este processo é feito diariamente. O Compostor foi construído em madeira, e está colocado perto da nossa horta. A decoração foi feita pelos alunos do colégio na disciplina de artes.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantámos Alfaces, Pimentos, piri-piri, Brócolos, batatas e favas.

13. Como é feita a gestão da rega?

Nos meses sem precipitação a rega é feita diariamente pelos alunos das turmas destinadas a essa tarefa.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não Houve.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

-------------------------------------------

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

----------------------------------------

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Este ano temos planificado um mercado Biológico, não só com os produtos colhidos da horta, como também com produtos vindos de hortas de alguns familiares. Este mercado destina-se não só à família do colégio como também a toda a comunidade envolvente.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Colégio Infanta Dona Maria de Portugal

avatar

Professor coordenador da horta: Vania Silva