10.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas secas das árvores do espaço escolar e borras de café.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Para já feijão; ervilhas; favas; milho; abóboras; bróculos; couve flor; tomilho vulgar; alface; salsa; cidreira, erva-doce; cebolinho; e hortelã vulgar e hortelã mourisca. Duas macieiras.
O ficheiro com o nome "pousio" é o do lado direito da nossa horta, na qual temos cerca de metade do espaço total em pousio. Aqui encontramos o compostor, trevos (para azotar o solo); arbustos de alecrim. Também espalhámos resíduos de cascas de árvores recolhidos num espaço vizinho e exterior à escola. Estes resíduos têm como objetivo proteger manchas de solo nú e introduzir matéria orgânica de origem vegetal.
13. Como é feita a gestão da rega?
Neste momento não temos necessidade, mas para já vamos usar regador manual uma vez que não é possível instalar outro tipo de sistema de rega.
Temos tido problemas com o excesso de pluviosidade uma vez que houve culturas que não germinaram (caso do feijão).
Literalmente só está a germinar um pé de milho; de ervilhas e de favas.
A salsa também não conseguiu resistir muito bem. Dos 5 pés plantados apenas 1 está a sobreviver.
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Para já não.
Até já encontrámos uma joaninha na Horta!
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Neste ano letivo, em princípio, ainda não será possível desenvolver o consumo dos produtos uma vez que estamos muito condicionados com as condições do estado de tempo. Este ano tem sido atípico na precipitação o que condicionou a nossa sementeira/plantação, e atrasou o desenvolvimento dos nossos produtos.
Um dos objetivos é que os alunos envolvidos possam usar os produtos para consumo na escola e/ou venda, de forma a arranjar financiamento para a gestão sustentável da Horta (também economicamente), e para a participação em viagens de estudo/saídas de campo que possam envolver algum custo associado.