Escola EB 2,3 D. José I

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 1991 que se realiza esta atividade embora não de forma consecutiva. Nos últimos 5 anos esta atividade tem sido realizada por turmas de currículo profissional. No ano transato, participaram alunos do currículo regular e este ano surge como projeto.

2. Área aproximada da horta (m²)

600 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Motivações curriculares: Aplicação de conhecimentos teóricos e criação de recursos para aulas práticas
Motivações pedagógicas: Aprender fazendo; alteração de comportamentos pouco saudáveis.
Motivações humanas:

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A interação entre as diversas comunidades: Comunidade educativa e local (autarquia, Reserva do Sapal,etc).

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 13
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: 
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 200
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 12
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 400

6. Como são envolvidas as famílias?

Através de informação sobre as atividades e colaboração nas mesmas: recolha de canas, compra de materiais e de plantas de cultivo, partilha de conhecimentos e de práticas hortícolas e respostas a inquéritos (ecoladora).

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Motivação para outros projetos de manutenção e arranjo dos espaços exteriores escolares.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Trabalho individual e de grupo (turma) de forma estruturada (Ciências Natuirais, História e Geografia de Portigal, Educação Tecnológica) e voluntária com apoio de professores e funcionários e familiares ou sem.

9. Como é feita a preparação do solo?

Foi estudado o solo na disciplina de Ciências Naturais e pedida a colaboração na melhoria do tipo de solo à autarquia.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi feita a sensibilização ao agrupamento sobre a compostagem e foi concretizada com a colaboração numa atividade desenvolvida pelos alunos do Conselho Ecoescolas: Desafios. Os desafios foram 2: contribuir para a compostagem e construção de um recipiente para recolha de aparas dos lápis a colocar nas salas de aula no próximo ano letivo (desafioI e DesafioII.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, coentros, salsa, inhame,pimento, malagueta, couves,feijão,grão de bico

13. Como é feita a gestão da rega?

Com a colaboração da CM foi instalado sistema de rega: cada horta com o seu apoio.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim, a processionária.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Com a colaboração das técnicas de Saúde Ambiental, técnicos do ambiente da autarquia e Direção escolar.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Foram desenvolvidas as atividades de acordo com as planificações em anexo.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 D. José I

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Professor coordenador da horta: Maria José de Carvalho Neves Capela