Edição 2016
voltar à edição do ano letivo corrente
Regulamento
Inscrição
Hortas Bio
Premiadas
Outras Edições
Contactos
Escola Básica Guilherme Stephens
a nossa horta bio
Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)
A nova floreira Foi adquirida uma floreira no dia 25 de novembro com 1,75m. Os alunos colocaram a terra, pedacinhos de folhas secas das árvores da escola e plantaram alfaces, alhos franceses e couves. Por fim, regaram.
Garrafão que virou vaso Sem espaço térreo, a nossa horta virou-se para a reutilização dos garrafões de água. Então, os alunos procederam ao recorte de garrafões. Todas as semanas há novos garrafões e por isso novas plantas a serem plantadas.
Mãos à horta As alunas procedem à plantação de alfaces e alhos franceses. As duas primeiras alfaces semeadas já foram consumidas.
Hora da limpeza Os alunos procedem à limpeza do espaço. Na foto, já se vê a nova floreira repleta de novas plantas.
Coentros bem verdinhos Os coentros foram semeados há um mês sensivelmente e daqui a pouco já podem ser colhidos.
Terra precisa-se! De seguida, foram pedidos alguns baldes de terra para os alunos do Clube do Ambiente continuarem as atividades agrícolas.
Canteiro Como a horta está a ser levada a cabo no pátio dum bloco, o canteiro que se vê é o único neste espaço e por isso o primeiro onde se plantaram os primeiros legumes que por sinal estão muito bonitos. São 100% biológicos.Só utilizamos borra de caf
1
2
3
4
5
6
7
saber mais sobre a nossa horta bio
Desenho/croqui da horta
1.
Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2.
Área aproximada da horta (m²)
3.
Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
4.
Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
5.
Quem trata da horta?
5.1.
N.º de professores envolvidos:
5.2.
Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
5.3.
N.º de alunos envolvidos:
5.4.
N.º de funcionários da Escola envolvidos:
5.5.
N.º de pais ou outros familiares envolvidos:
6.
Como são envolvidas as famílias?
7.
Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1.
Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.2.
Anexos
8.
Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
9.
Como é feita a preparação do solo?
10.
É feita compostagem?
11.
Quais as culturas / consociações instaladas?
13.
Como é feita a gestão da rega?
14.
Houve ataques de pragas e/ou doenças?
14.1.
Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
15.
Existem animais de criação ligados à horta?
15.1.
Se sim, que espécies?
16.
Outras atividades em torno da horta
16.1.
Refira outras atividades se realizam em torno da horta
16.2.
Anexos
Publicado por:
Escola Básica Guilherme Stephens
Professor coordenador da horta: Célia Maria Ferreira Henriques Neves Soeima