Escola Básica e Secundária Gama Barros

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cinco anos, apesar de somente há um ano, ser trabalho assegurado pelas crianças/alunos da Unidade de Multideficiência

2. Área aproximada da horta (m²)

2. Oito m2.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

3. Permitir uma maior multiplicidade de estímulos aos alunos que frequentam a Unidade de ensino Estruturado 2/3 ciclo e a unidade de apoio especializado à multideficiência.
Desenvolver capacidades e competências que facilitem a integração na vida ativa;
Treino e desenvolvimento de capacidades ligadas à motricidade e coordenação motora.
Aquisição de novos conhecimentos e competências.
Desenvolver uma cultura ambiental de respeito pela natureza.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Projeto destinado especificamente a alunos das unidades (autismo e multideficiência). Espaço de cultivo concebido de forma acessível para permitir a circulação de cadeiras de rodas e a realização de tarefas sem necessidade de entrar no espaço de cultivo ou sair das próprias cadeiras.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: Cinco
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Não existem disciplinas diretamente envolvidas
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: Catorze
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: Seis
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: zero

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias não se encontram diretamente envolvidas. Observam as atividades desenvolvidas e, pontualmente, algumas contribuem doando plantas ou sementes

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Para os alunos envolvidos este tornou-se um espaço aprazível sendo que manifestam contentamento nas deslocações ao mesmo e gosto pelas tarefas que aí desenvolvem. É um espaço que, para além do desenvolvimento de competências associadas às diferentes tarefas de manutenção das plantas e do espaço, contribui para o controlo de comportamentos inadequados, atitudes de stress e ansiedade. É um espaço pontualmente utilizado pelos docentes de ciências naturais para com os seus alunos observarem o ciclo das plantas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada de forma regular através da deslocação ao espaço onde a mesma se encontra. Cada Unidade é responsável por gerir e cuidar do espaço pelo qual é responsável. As tarefas são realizadas de acordo com as necessidades do momento, com os gostos e capacidades de cada um dos alunos e sob vigilância e orientação de docentes e assistentes operacionais.

9. Como é feita a preparação do solo?

O local de plantação é constituído por composto orgânico o qual é cavado e nivelado. Superficialmente aplica-se uma camada de palha para ajudar na manutenção da humidade.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Beterraba, alface, couve, alho francês, acelga, cenoura e ervilha.
A ladear a horta existe um conjunto diversificado de plantas aromáticas que pretende-se que funcione como elemento preventivo de pragas. Algumas das plantas com esse fim são a erva príncipe, a salsa, a hortelã, o alecrim e o tomilho.

13. Como é feita a gestão da rega?

As plantas apenas são regadas quando se observa a falta de humidade no solo. Procura-se apenas aplicar a quantidade de água necessária à humidificação do solo procurando evitar o uso excessivo de água para que o solo não fique ensopado ou haja desperdício de água através de escorrimentos. Realiza-se, normalmente, no final do dia.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os produtos da horta são normalmente utilizados nas atividades culinárias desenvolvidas com os alunos. A horta funciona ainda, pontualmente, como local onde os docentes de ciências naturais levam os seus alunos a observar o ciclo de vida das plantas (ex. sementeira, plantação, rega, desenvolvimento das plantas).

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária Gama Barros

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Professor coordenador da horta: Maria do Rosário Portugal