Centro Escolar de Maceda

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi criada em 2014/2015

2. Área aproximada da horta (m²)

Até 50 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Pensamos em criar uma horta para que todas as crianças pudessem observar e experiênciar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, compostagem...)
Surge no âmbito da área curricular Conhecimento do mundo, saberes científicos.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A criação da horta foi inicialmente pensada para 5 canteiros e mais um de canto de areia do lado do Centro escolar onde funciona o Jardim de Infância. Mas o impacto foi tal que levou à criação de uma nova horta no espaço do primeiro ciclo com mais quatro canteiros que são agora dinamizados pelas crianças do 1º ciclo em colaboração com os pais, assistentes e professores. A construção desta horta foi efetuada com madeiras recolhidas na praia de S. Pedro em Maceda aquando das obras aí ocorridas. São troncos de árvores que delimitam os canteiros.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 9
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Matemática, Linguagem, mas sobretudo Conhecimento do mundo.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 154
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 5
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: cerca de 80

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias colaboram com sementes e plantas e compram os produtos hortícolas nas feiras das colheitas e da primavera (organizadas cá na escola pela Associação de pais).

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Após a construção do compostor que alimenta a horta, aumentou o consumo de fruta nos lanches vindos de casa pois todos querem ter cascas e restos para colocar no compostor por eles construído na carpintaria (montada para o efeito com uma banca de carpinteiro cedida pela EB2,3 de Maceda).

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Vai sendo preparado o terreno, fazem-se as sementeiras, a equipa responsável pela horta(quatro crianças sempre em rotatividade) tira as ervas daninhas, verifica se existem predadores ou se é necessário regar...

9. Como é feita a preparação do solo?

Como se trata de canteiros é fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos (as próprias crianças).

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos da poda das árvores da entrada, com restos de frutas, cascas de frutas e legumes, palha.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

alface e ervilha, tomates e couves, favas e espinafre

13. Como é feita a gestão da rega?

De acordo com as chuvas, os ventos e o aspeto que o terreno apresenta (e as próprias plantas).
Quando necessário a rega é feita ao fim do dia.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Até ao momento não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de uma sopa, compota de abóbora, venda de produtos na feira das colheitas e feira da primavera.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Centro Escolar de Maceda

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Professor coordenador da horta: Maria Arminda França Lemos Marques