1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta foi criada em 2014/2015
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Pensamos em criar uma horta para que todas as crianças pudessem observar e experiênciar tudo o que a ela diz respeito (preparação da terra, sementeiras, crescimento, colheitas, compostagem...)
Surge no âmbito da área curricular Conhecimento do mundo, saberes científicos.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A criação da horta foi inicialmente pensada para 5 canteiros e mais um de canto de areia do lado do Centro escolar onde funciona o Jardim de Infância. Mas o impacto foi tal que levou à criação de uma nova horta no espaço do primeiro ciclo com mais quatro canteiros que são agora dinamizados pelas crianças do 1º ciclo em colaboração com os pais, assistentes e professores. A construção desta horta foi efetuada com madeiras recolhidas na praia de S. Pedro em Maceda aquando das obras aí ocorridas. São troncos de árvores que delimitam os canteiros.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias colaboram com sementes e plantas e compram os produtos hortícolas nas feiras das colheitas e da primavera (organizadas cá na escola pela Associação de pais).
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Após a construção do compostor que alimenta a horta, aumentou o consumo de fruta nos lanches vindos de casa pois todos querem ter cascas e restos para colocar no compostor por eles construído na carpintaria (montada para o efeito com uma banca de carpinteiro cedida pela EB2,3 de Maceda).
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Vai sendo preparado o terreno, fazem-se as sementeiras, a equipa responsável pela horta(quatro crianças sempre em rotatividade) tira as ervas daninhas, verifica se existem predadores ou se é necessário regar...
9. Como é feita a preparação do solo?
Como se trata de canteiros é fácil cavar a terra mesmo com pequenos sachos (as próprias crianças).