Escola EB 2,3/S Bento Rodrigues

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de um ano.

2. Área aproximada da horta (m²)

20m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Este ano a horta será dinamizada, na sua maioria, por alunos da turma 6ºO, uma turma de Oportunidade, constituída por alunos com interesse divergentes dos escolares e de difícil motivação. Contudo, são alunos que demonstram muito interesse em atividades práticas e já têm realizado trabalhos de jardinagem na escola. Sendo assim, a motivação de trabalhar a horta parte do alunos, que demonstram bastante interesse em cultivar diferentes produtos para consumo da escola ou mesmo para os próprios alunos venderem ou levarem para as suas casas.
Os principais objetivos são semelhantes aos do ano anterior:
1. Produzir pelo menos 6 culturas diferentes;
2. Realizar a compostagem;
3. Revelar responsabilidade:

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este ano a dinamização da horta foi muito semelhante à do ano anterior. O que conseguimos foi recolher courgetes e cabeças de nabo, que o ano passado não nasceram.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 3
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências da natureza, cidadania, gestão do território
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 34
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 4
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 

6. Como são envolvidas as famílias?

Os pais participam na cedência de sementes e de plantios.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A dinamização da horta é importante no sentido em que os alunos têm contato direto com a terra, cultivam/semeiam os produtos hortícolas e observam o seu desenvolvimento. Além disso desenvolvem o sentido de responsabilidade, uma vez que têm tarefas semanais e mensais para manter a horta a funcionar.
Este ano uma aluna nunca tinha visto a planta da fava e nem a sua vagem. Só conhecia as favas congeladas. deste modo, a horta proporcionou-lhe conhecimento. Ela fez questão de participar na apanha da fava e ainda descascou-as.
Na Expo Escola foram expostos diversos produtos, que no final diversos professores levaram para casa.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente. E a repartição de tarefas é feita seguindo uma grelha de distribuição de trabalho pelos diferentes alunos envolvidos.

9. Como é feita a preparação do solo?

O terreno é um pouco árido e pobre em alguns nutrientes, como o fósforo. Durante o mês de Julho e Agosto não houve exploração da horta e cresceram muitas ervas daninhas. Deste modo, primeiro procedeu-se à roçagem das ervas e colocou-se uma mistura de sal, vinagre e sabão para ajudar a matar as ervas daninhas. Posteriormente, o terreno foi revolvido por um trator e colocado composto, cedido pelos Serviços de Desenvolvimento Agrário de Vila do Porto.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com restos orgânicos cedidos pela cantina da escola e ainda da borra de café e pacotes de chá do bar da escola. Alguns alunos continuam a trazer borra de café de casa.
Colocaram-se, também, cascas de ovos esmagadas junto às culturas.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves, alho francês, agrião, rabanetes, favas, feijão verde, abóbora, courgette, salsa, coentros, hortelã, endro, cenoura, cebola, cabeças de nabo, nabiças.
O alho francês e o agrião não nasceram.

13. Como é feita a gestão da rega?

Este ano, contrariamente ao ano anterior, tem chovido mais, não tendo sido necessário regar com muita frequência.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Por enquanto ainda não. Este ano choveu muito e as primeiras sementeiras apodreceram.
O facto de ter chovido mais prejudicou o desenvolvimento de algumas sementes.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Alguns produtos da horta, como rabanetes, cabeças de nabo, nabiça, salsa e coentros foram vendidos a alguns funcionários da escola. Semanalmente, foram entregues couves, nabos, salsa e nabiça na cantina da escola e com menos frequência alfaces, cabeças de nabo e feijão verde.
Com a fava realizámos um almoço na cantina para os alunos envolvidos na horta e para docentes e funcionários interessados. Neste almoço utilizou-se a fava, mas também a cebola e a salsa produzidos na horta.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3/S Bento Rodrigues

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Professor coordenador da horta: Maria João Ferreira de Freitas Sousa