Escola Básica Dr. Vasco Moniz

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

70

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

O interesse dos alunos manifestado nos anos anteriores, pelas atividades realizadas na horta da escola e o reconhecimento da importância destas atividades por parte da comunidade educativa. As atividades realizadas têm como objetivo dar a conhecer aos alunos e a toda a comunidade educativa a importância da natureza, a necessidade de preservar o solo fazendo agricultura biológica e conhecer a evolução de vários produtos hortícolas desde que são semeados até à sua utilização na alimentação.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

O interesse e empenho que os vários intervenientes têm na produção de alimentos desde a preparação do solo até à recolha dos alimentos. Sementeira de pinheiros mansos, azinheiras e sobreiros, para que todas as turmas plantem uma árvore no dia da árvore. Sementeira e plantação grande variedade de ervas aromáticas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Educação para a Cidadania, Matemática e Português
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 54
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 60

6. Como são envolvidas as famílias?

Colaboram com sementes e plantas e incentivam os alunos na aquisição dos produtos recolhidos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A horta fica no recinto da escola e tem sido muito difícil os alunos respeitarem o espaço. Têm-se verificado uma evolução positiva na protecção e preservação do espaço da horta. Os encarregados de educação dos alunos do infantário ofereceram várias plantas que estes foram plantar na horta. Depois de crescidas foram apanha-las e levaram-nas para o refeitório da escola para comerem ao almoço. Todos os alunos do infantário levaram para casa alfaces .O dinheiro angariado com a venda dos produtos hortícolas vai ser utilizado para a visita de estudo que os alunos do infantário vão realizar ao jardim zoológico.
Salienta-se que os alunos, quando estiveram na horta a fazer as plantações viram minhocas, bichos-de-conta e caracóis, quando iam regar, perguntavam onde estavam? Mostrando grande preocupação por estes seres vivos. Vários alunos do primeiro e do segundo ciclo levam produtos da horta para casa, dizem que têm um sabor diferente dos que compram no supermercado e questionam quando é que podem levar mais. É frequente os vários elementos da comunidade escolar questionarem quais são os produtos da horta que estão disponíveis. Muitos dos alunos e alguns adultos, não têm a noção do desenvolvimento das plantas e têm alguma dificuldade em identifica-las.
Este ano uma turma do 5ºano realizou a atividade “Os Pequenos Lavradores”, dinamizada pelo PREDAMB da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e todas as turmas do 5ºano visitaram as hortas urbanas da Quinta Municipal do Palácio da Quinta da Piedade e participaram na atividade “ Leite Mágico”, realizada pelo mesmo departamento da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelas professoras e pelos alunos com a colaboração de uma funcionária da escola. As professoras e os alunos fazem as sementeiras e as plantações dos produtos e a funcionária colabora na rega e na apanha dos alimentos.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo é fresado, com a colaboração da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, são retiradas as ervas daninhas e é-lhe adicionado algum adubo orgânico.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as ervas daninhas, com os desperdícios dos produtos da horta, com as folhas das árvores da escola e algum material orgânico vegetal do refeitório.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, ervilhas, feijão, batatas, alhos, cebolas, couves, brócolos, couve-flor, nabos, espinafres, abobora, curgetes, alho francês, girassol, morangos, alfaces e ervas aromáticas (coentros, salsa, hortelã, poejo, aipo, segurelha, tomilho, lúcia lima, chá príncipe, erva cidreira, orégãos, louro)

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita à tarde sempre que é necessário.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Refira outras atividades que se realizam em torno da horta:
Venda dos produtos da horta a toda a comunidade educativa. Alguns alunos encomendavam com alguma antecedência os produtos que vêm na horta. Dos produtos que compram, os alunos faziam a sua apreciação sempre positiva e até há alunos que aprenderam a gostar de sopa, pois feita com os produtos da horta tem outro sabor. Foram feitos “relvinhas “ que foram oferecidos a todos os alunos que participaram no concurso “Pai Natal Verde” , realizado na escola. Os alunos posteriormente mostraram as fotografias dos “relvinhas “ já depois de crescidos.
Foram colocadas floreiras, feitas com material reciclado, em algumas vedações/ grades do recinto da escola com plantas decorativas. Foram ainda vendidos a toda a comunidade escolar "relvinhas" e plantas ornamentais envasadas.
Construíram-se ninhos com material reciclado que foram colocados nos espaços ajardinados da escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica Dr. Vasco Moniz

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Professor coordenador da horta: Susana Maria Farinha Guedelha