Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 3 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

50m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Fomentar o gosto pela agricultura biológica na produção das P.A.M. e hortícolas.
Conhecer espécies de interesse no cultivo duma horta biológica,
Conhecer procedimentos e técnicas utilizadas no modo de produção biológico,
Incutir técnicas de preservação do solo.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A produção das P.A.M e hortícolas em Modo de Produção Biológico (M.P.B.)
pelos alunos do curso CEF de Jardinagem e Espaços Verdes que poderão ser
utilizadas pela cantina da escola ou pelo Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Disciplinas da Componente Tecnológica do curso CEF de Jardinagem e Espaços Verdes
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 20
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias dos alunos fornecem algumas espécies de plantas para cultivo e
posteriormente os alunos irão levar alguma produção para as suas casas.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A comunidade escolar fornece algumas espécies para o cultivo na horta,
Alunos de outras turmas ajudam nalgumas tarefas desenvolvidas pela turma,
nomeadamente nas sementeiras e na rega das sementeiras.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A turma de 20 alunos é dividida por 4 grupos de 5 elementos. Semanalmente cada
grupo é responsável pela manutenção geral da horta.
As práticas culturais mais específicas são efetuadas nas aulas práticas da
componente tecnológica pelos 20 alunos da turma em dois grupos de
trabalho (10 alunos/bloco de aula de 90 min.)

9. Como é feita a preparação do solo?

Na preparação do solo foi efetuada a cava enterrando fertilizantes orgânicos e
outros materias vegetais decompostos que se encontravam no recinto escolar.
Foi construida uma pilha de compostagem e o composto elaborado será
posteriormente utilizado como fertilizante natural, produzido com materiais verdes
e castanhos recolhidos pelos alunos.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos da cantina da escola e restos da jardinagem
Materiais utilizados na construção da pilha de compostagem:
- borras de café;
- casca de ovo (esmagada);
- folhas secas;
- relva cortada;
- caruma;
- ramos triturados (podas);
- folhas verdes.
O compostor foi construido pelos alunos da turma.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Bordaduras: framboeseira, amoreira, rosmaninho, alecrim, alfazema, coentros, salvia, tomilho,
euvónimo, roseiras bravas
Consociações: morangueiro + chalotas, tomate + salsa, tomate+ manjericão
Outras: poejo, cebolinho, lucia-lima, erva principe, funcho,santolina, courgete...

13. Como é feita a gestão da rega?

Rega gota-a-gota
Cobertura do solo (palhas e casca de pinho triturada)

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Prevenção com a utilização das P.A.M.: manjericão, alecrim, rosmaninho,
alfazema, tomilho, salsa e santolina.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Workshop de cozinha saudável
Jardim de aromáticas
Viveiro de espécies autóctones
Charco

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo

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Professor coordenador da horta: Luisa Isabel Simões Conceição Lopes Tavares