Escola EB1/PE do Porto Santo

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

10 m 2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A nossa escola ganhou, no ano passado, o segundo lugar na categoria de Hortas Pequenas. Ficámos orgulhosos porque trabalhámos imenso para criar um verdadeiro laboratório vivo para o desenvolvimento das mais diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar. Este prémio, motivou-nos ainda mais a continuar este magnífico projeto. Ao escolhermos o tema do ano "Alimentação Saudável e Sustentável", foi outra das razões para a sua continuidade e para a interligação dos dois projetos. Existe melhor maneira de trabalhar um tema sobre a alimentação sem a relacionar com a horta biológica? Os alunos ficam tão entusiasmados por poderem comer aquilo que cultivam. Por exemplo, houve crianças que nunca tinham comido esparregado de couves e que nunca tinham experimentado alface no pão. Começaram a incluir na sua alimentação estes produtos e os próprios pais fizeram alterações nos menus caseiros, para continuarem em casa, o bom trabalho da escola. Esta geração tecnológica, ou, como alguém dizia, "A geração da cabeça baixa" (sempre cabisbaixos no tablet ou telemóvel), precisa do contato com a terra, de sentir o cheiro da natureza, de saber partilhar e trabalhar em equipa. Quando há um grupo de alunos que tem um "cantinho" numa horta (mesmo pequeno), sabe que o que estão a semear, a plantar e a colher, é para todos. Esta pequena horta, feita com carinho e com atenção de todos ajuda-nos a ser mais tolerantes uns com os outros, a saber partilhar, a ajudar quem precisa (alguns vizinhos e alunos mais necessitados servem-se de alguns produtos) e a brincar com tudo o que a natureza nos pode dar, sem reclamar ou exigir.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto é uma forma original e lúdica de:
* Trabalhar conteúdos programáticos de diversas áreas curriculares, por exemplo, os seres vivos no estudo do meio, as pesagens na matemática, a natureza em português;
*Utilizar um robot de cozinha (Bimby), como uma forma sustentável e como uma maneira de ligar as tecnologias à natureza confecionando os produtos da horta e explorando assim novos vocábulos, por exemplo: pesar, triturar, pulverizar, temperatura, varoma etc...
*Consumir alimentos de uma forma variada e apelativa;
*Cultivar vários tipos de leguminosas, dando especial ênfase à importância da introdução destes alimentos na nossa alimentação diária.
*Participar no Projeto EntreArte, da Secretaria Regional da Educação da Madeira, homenageando assim o ano 2016 como "Ano Internacional das Leguminosas".
*Ajudar os mais necessitados oferecendo produtos da horta;(alguns vizinhos mais idosos são convidados a utilizar o que precisam);
*Participação ativa e específica de alunos com necessidades educativas especiais (Projeto EntreArte, cultivo de produtos, limpeza de ervas etc...).
*Saber fazer um remédio biológico "Calda de Sabão", de forma a evitar os inseticidas;
*Regar a horta com água da chuva do reservatório pertencente à escola;
*Conhecer novos vocábulos na língua inglesa referentes aos produtos cultivados e às ementas;
*Explorar várias músicas relacionadas com a alimentação, por exemplo, "Gira a Roda", "Come a papa" etc;
*Utilizar o composto orgânico, produzido pela escola, no final do ano letivo;
*Embelezar e cuidar, minuciosamente, as áreas verdes da escola: horta, cantinho da compostagem sabendo que um lugar cuidado e limpo é um lugar onde me sinto bem e sou feliz;
*Conhecer um Cozinheiro Chefe de um hotel da ilha e observar como se faz um "empratamento" de um prato, com produtos da horta, explorando o ditado popular: "Os olhos também comem";
*Relacionar o Dia Eco-Escolas.
*Trabalhar nas novas aplicações gratuitas e muito úteis: PLANTIT e Pl@ntNet.


5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 8
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Todas as disciplinas participam de uma forma interdisciplinar: matemática, português, estudo do meio, TIC, inglês, expressão musical, cidadaniaetc...
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 51
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 8

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias estão envolvidas de diversas maneiras:
* Entrega de produtos para a horta (pais agricultores trazem diversos produtos);
*Arranjos na vedação da horta (com o tempo algumas estruturas sofrem o desgaste do sol, chuva, vento etc);
*Todas as semanas os alunos, com a ajuda dos pais, reservam em casa restos de vegetais, cascas de fruta, borras de café, saquetas de chá e trazem para a compostagem;
*Compromisso na recolha de folhas em casa (limpeza dos jardins) de forma a contribuir na compostagem da escola;
*Participação na elaboração de menus e prova dos mesmos;
*Colaboração no embelezamento dos espaços exteriores que envolvem a horta, o cantinho da compostagem e a porta de entrada da escola, (construção de mesas e cadeiras com material reutilizável).

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Com a nossa horta, mesmo pequena, estamos a contribuir para um planeta mais digno, justo e habitável.
Este fabuloso trabalho em equipa, alunos, professores, funcionários, pais, ajuda a manter o equilíbrio emocional de todos os envolventes. Os professores divertem-se com os alunos a mexer na terra, a sujar as mãos, a sujar a roupa, a regar. Os pais varrem os seus quintais e jardins recolhendo as folhas secas num saco para levar para a escola. Numa ilha em que a chuva é tão escassa, as crianças cantam e dançam quando ela aparece, porque têm conhecimento da sua enorme importância para a terra. Trabalhamos dois valores fundamentais que se estão a perder na nossa sociedade: A PACIÊNCIA E A PERSISTÊNCIA.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Horta está delimitada com canas e dividida em parcelas. Cada turma cuida do seu cantinho, semeando, plantando, regando e colhendo. Os alunos acompanham diariamente as várias etapas do cultivo partilhando experiências com a comunidade em geral e realizando postagens no Blog da Escola.
No surgimento de dúvidas recorrem às novas aplicações PLANTIT e PL@NTNET.

9. Como é feita a preparação do solo?

Na preparação dos solos são utilizados kits (enxada, ancinho. sacho, regador...), adaptados às crianças. A terra sofre todos os anos de dois momentos importantes, fim da plantação: colocação do composto (adubo orgânico) e mexida e remexida da terra para repousar. A localização de plantas aromáticas e sítios estratégicos evitam a propagação de pragas e ajudam a embelezar a horta. O cantinho das plantas endémicas é sempre tido em atenção. Gostamos de valorizar o que é nosso e divulgar algumas maravilhas desta ilha.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

No ano anterior elaborámos um magnífico "Diário da Compostagem", que nos serve de orientação para continuar a fazer um composto bom e nutritivo. Seguimos passo a passo esse diário. Decidimos colocar esse diário no Slideshare de forma a partilhá-lo com quem estiver interessado. Achamos importante partilhar as nossas boas práticas ambientais.
http://pt.slideshare.net/eb1peportosanto/dirio-da-compostagem

No entanto durante este ano letivo surgiu-nos uma matéria nova que estamos a utilizar. Uma das salas de aula está em obras e os carpinteiros tinham imensos resíduos de madeira em pó, a chamada "serradura". Este material é muito importante para a compostagem. Colocámos todos estes resíduos na horta.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As plantações seguiram critérios práticos tendo em conta o que se queria confecionar, o que as crianças gostam bem como o que se adapta às condições e dimensão do nosso espaço.
Demos bastante importância não só às plantas endémicas mas também às ervas aromáticas para o equilíbrio da horta.
Este ano demos especial relevância à cultura de leguminosas nomeadamente feijões e favas.

13. Como é feita a gestão da rega?

A horta dispõe de um depósito subterrâneo de aproveitamento da água da chuva, que é usado regularmente e de forma cuidada para prevenção de fungos. A rega é efetuada de manhã e/ou ao fim do dia. Este ano letivo aproveitámos um bidão para construir um coletor de água da chuva para eventuais regas mais simples que não precisem da mangueira. O terreno plano, com boa luminosidade, regado exclusivamente com água da chuva e aliado à excelente terra (adubada com o nosso adubo orgânico da compostagem), fazem uma mistura ímpar de um bom local de cultivo. Temos então,uma horta pequena em tamanho e grande em cultura onde a água da chuva é rainha.
A nossa horta tem características de ser um terreno plano com boa luminosidade.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim. Tivemos um ataque de lagartas, principalmente couves e alface. (ver Blog)

http://eb1peportosanto.blogspot.pt/2016/02/novidades-da-nossa-horta-ataque-da.html

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Utilizámos uma "Calda de Sabão" para resolver o problema e resultou. Este é um remédio biológico que funciona muito bem. Aplicámos também nas árvores e plantas pertencentes à escola. O sabão azul é um poderoso desinfestante usado há muitos anos em diversas situações. (ver Blog)

http://eb1peportosanto.blogspot.pt/2016/02/a-nossa-horta-ataque-as-pragas-remedio.html

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Não é considerado um animal de criação mas é o nosso animal de estimação, dada a sua enorme importância para toda a vida na Terra - A ABELHA.
Sem as abelhas, não perderíamos só o mel e os produtos agrícolas. A produção de animais para consumo sofreria grandes perdas, já que estes animais são herbívoros. A vida selvagem de uma forma geral também sofreria sem elas: a vegetação seria drasticamente reduzida e, assim, a vida
em geral. O animal mais famoso pela capacidade de polinização - e é de fato o mais eficiente - é a abelha, pois é mais rápida, consegue voar em ziguezague e, após um tempo com a colónia instalada em certo local, consegue saber qual o melhor horário para coletar pólen (elas observam a flora próxima à colmeia e associam com a intensidade da luz do dia).
Na ilha do Porto Santo elas desapareceram durante cerca de quatro anos devido a uma epidemia. Neste momento, e após uma intervenção do Governo Regional, elas voltaram. Trouxeram vários enxames dos Açores e resultou. O Porto Santo já produz mel. O Massaroco (planta endémica existente na nossa horta) é uma das flores que elas mais gostam. Quem gosta de abóbora, melancia, maracujá? Se diz que sim então gosta destes fantásticos animais. Sem eles estas plantas seriam muito diferentes. Por exemplo, as beringelas ficariam mais pequenas que uma maça. Na nossa horta as abóboras dão imensa flor. As abelhas rodeiam o nosso massaroco e nós sabemos tudo sobre elas. Estudamos o seu comportamento. O que gostam, o que não gostam. E sim. Também é o nosso animal de criação. Ajudamos a criá-las mantendo a nossa horta um centro vivo, um ecossistema em interação.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Concurso de Carnaval - "A Festa dos Alimentos"
Projeto EntreArte - 2016 Ano Internacional das Leguminosas
Estação dos Sabores - Dia Eco-Escolas (18 de março de 2016)
Estação do Pão - Dia Eco-Escolas (18 de março de 2016)
Homenagem e estudo do animal mais famoso pela sua capacidade de polinização - A ABELHA.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/PE do Porto Santo

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Professor coordenador da horta: Rosa Afonso e Mª José Batista