3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
A nossa escola ganhou, no ano passado, o segundo lugar na categoria de Hortas Pequenas. Ficámos orgulhosos porque trabalhámos imenso para criar um verdadeiro laboratório vivo para o desenvolvimento das mais diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar. Este prémio, motivou-nos ainda mais a continuar este magnífico projeto. Ao escolhermos o tema do ano "Alimentação Saudável e Sustentável", foi outra das razões para a sua continuidade e para a interligação dos dois projetos. Existe melhor maneira de trabalhar um tema sobre a alimentação sem a relacionar com a horta biológica? Os alunos ficam tão entusiasmados por poderem comer aquilo que cultivam. Por exemplo, houve crianças que nunca tinham comido esparregado de couves e que nunca tinham experimentado alface no pão. Começaram a incluir na sua alimentação estes produtos e os próprios pais fizeram alterações nos menus caseiros, para continuarem em casa, o bom trabalho da escola. Esta geração tecnológica, ou, como alguém dizia, "A geração da cabeça baixa" (sempre cabisbaixos no tablet ou telemóvel), precisa do contato com a terra, de sentir o cheiro da natureza, de saber partilhar e trabalhar em equipa. Quando há um grupo de alunos que tem um "cantinho" numa horta (mesmo pequeno), sabe que o que estão a semear, a plantar e a colher, é para todos. Esta pequena horta, feita com carinho e com atenção de todos ajuda-nos a ser mais tolerantes uns com os outros, a saber partilhar, a ajudar quem precisa (alguns vizinhos e alunos mais necessitados servem-se de alguns produtos) e a brincar com tudo o que a natureza nos pode dar, sem reclamar ou exigir.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este projeto é uma forma original e lúdica de:
* Trabalhar conteúdos programáticos de diversas áreas curriculares, por exemplo, os seres vivos no estudo do meio, as pesagens na matemática, a natureza em português;
*Utilizar um robot de cozinha (Bimby), como uma forma sustentável e como uma maneira de ligar as tecnologias à natureza confecionando os produtos da horta e explorando assim novos vocábulos, por exemplo: pesar, triturar, pulverizar, temperatura, varoma etc...
*Consumir alimentos de uma forma variada e apelativa;
*Cultivar vários tipos de leguminosas, dando especial ênfase à importância da introdução destes alimentos na nossa alimentação diária.
*Participar no Projeto EntreArte, da Secretaria Regional da Educação da Madeira, homenageando assim o ano 2016 como "Ano Internacional das Leguminosas".
*Ajudar os mais necessitados oferecendo produtos da horta;(alguns vizinhos mais idosos são convidados a utilizar o que precisam);
*Participação ativa e específica de alunos com necessidades educativas especiais (Projeto EntreArte, cultivo de produtos, limpeza de ervas etc...).
*Saber fazer um remédio biológico "Calda de Sabão", de forma a evitar os inseticidas;
*Regar a horta com água da chuva do reservatório pertencente à escola;
*Conhecer novos vocábulos na língua inglesa referentes aos produtos cultivados e às ementas;
*Explorar várias músicas relacionadas com a alimentação, por exemplo, "Gira a Roda", "Come a papa" etc;
*Utilizar o composto orgânico, produzido pela escola, no final do ano letivo;
*Embelezar e cuidar, minuciosamente, as áreas verdes da escola: horta, cantinho da compostagem sabendo que um lugar cuidado e limpo é um lugar onde me sinto bem e sou feliz;
*Conhecer um Cozinheiro Chefe de um hotel da ilha e observar como se faz um "empratamento" de um prato, com produtos da horta, explorando o ditado popular: "Os olhos também comem";
*Relacionar o Dia Eco-Escolas.
*Trabalhar nas novas aplicações gratuitas e muito úteis: PLANTIT e Pl@ntNet.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias estão envolvidas de diversas maneiras:
* Entrega de produtos para a horta (pais agricultores trazem diversos produtos);
*Arranjos na vedação da horta (com o tempo algumas estruturas sofrem o desgaste do sol, chuva, vento etc);
*Todas as semanas os alunos, com a ajuda dos pais, reservam em casa restos de vegetais, cascas de fruta, borras de café, saquetas de chá e trazem para a compostagem;
*Compromisso na recolha de folhas em casa (limpeza dos jardins) de forma a contribuir na compostagem da escola;
*Participação na elaboração de menus e prova dos mesmos;
*Colaboração no embelezamento dos espaços exteriores que envolvem a horta, o cantinho da compostagem e a porta de entrada da escola, (construção de mesas e cadeiras com material reutilizável).
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Com a nossa horta, mesmo pequena, estamos a contribuir para um planeta mais digno, justo e habitável.
Este fabuloso trabalho em equipa, alunos, professores, funcionários, pais, ajuda a manter o equilíbrio emocional de todos os envolventes. Os professores divertem-se com os alunos a mexer na terra, a sujar as mãos, a sujar a roupa, a regar. Os pais varrem os seus quintais e jardins recolhendo as folhas secas num saco para levar para a escola. Numa ilha em que a chuva é tão escassa, as crianças cantam e dançam quando ela aparece, porque têm conhecimento da sua enorme importância para a terra. Trabalhamos dois valores fundamentais que se estão a perder na nossa sociedade: A PACIÊNCIA E A PERSISTÊNCIA.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A Horta está delimitada com canas e dividida em parcelas. Cada turma cuida do seu cantinho, semeando, plantando, regando e colhendo. Os alunos acompanham diariamente as várias etapas do cultivo partilhando experiências com a comunidade em geral e realizando postagens no Blog da Escola.
No surgimento de dúvidas recorrem às novas aplicações PLANTIT e PL@NTNET.
9. Como é feita a preparação do solo?
Na preparação dos solos são utilizados kits (enxada, ancinho. sacho, regador...), adaptados às crianças. A terra sofre todos os anos de dois momentos importantes, fim da plantação: colocação do composto (adubo orgânico) e mexida e remexida da terra para repousar. A localização de plantas aromáticas e sítios estratégicos evitam a propagação de pragas e ajudam a embelezar a horta. O cantinho das plantas endémicas é sempre tido em atenção. Gostamos de valorizar o que é nosso e divulgar algumas maravilhas desta ilha.