3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
                                                     A criação da Horta no Pré Escolar teve como objetivos: 
No que se refere ao Ambiente - promover nas crianças noções e atitudes de proteção da natureza, sustentabilidade e diversidade e sensibilizar para a poupança dos recursos naturais e da energia;
 No que se refere à Saúde - incentivar hábitos alimentares saudáveis, prevenindo os perigos da obesidade, da diabetes e dos efeitos nocivos do “fast food”;
 Na   Educação – proporcionar a aquisição dos conhecimentos e competências previstas nas metas de aprendizagem de ensino através de atividades práticas, motivadoras e socialmente úteis.
                                                 
												                                                
                                                    4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
                                                    Aproveitamento do terreno ao abandono  que estava atrás da Escola.
Reaproveitamento dos pneus que um dos pais iria colocar a queimar, o que nós achamos que era uma ação de poluição Ambiental.  Para evitar essa ação menos correta, aproveitámos os pneus para o cantinho das ervas aromáticas, fazendo com eles os canteiros. e ainda os canteiros de emblezamento das árvores do pomar..
                                                 
												                                            
                                                    6. Como são envolvidas as famílias?
                                                    Na recolha de plantas e sementes para posteriormente serem semeadas e plantadas na horta.
Alguns produtos da Horta são distribuídos pelos alunos intervenientes no cultivo da repetitiva horta, levando para casa para o consumo familiar.
                                                 
												                                            
                                                7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
												                                                
                                                    7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
                                                    Grande entusiasmo e interesse em participar nas tarefas propostas pelas Educadoras e Coordenadora do Clube Eco Escola. Existe uma responsabilidade e preocupação na preservação e na manutenção da horta. 
                                                 
                                             
										                                                
                                                    8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
                                                    A manutenção da horta é organizada da seguinte forma:
Todas as semanas, 2º , 4º e 6º feiras, um grupo de alunos das diversas salas e anos, são responsáveis pela manutenção da Horta. Durante uma Hora e meia, tratam da horta: tirando as ervas daninhas, regando e mexendo a terra. quando os produtos Hortícolas já se podem recolher, há a recolha e distribuídos pelos alunos ou então vão para a cantina escolar.  Dependente também da época, há a plantação ou semear os produtos, que cada aluno consegue trazer de casa ( feijão, alho, alface, ervilhas, favas...).
No cantinho das ervas aromáticas, à uma turma responsável, a turma dos 4 anos. Aqui também três vezes por semana se faz a manutenção: rega, retirar as ervas daninhas e recolha das ervas. o cantinho dos canteiros aromáticos suspenso é da responsabilidade pelos alunos que integram o Clube Eco Escola. A sua manutenção e monitorização é feita todas as 3º feiras. 
                                                 
												                                                
                                                    9. Como é feita a preparação do solo?
                                                    A preparação do solo, é feita através da técnica tradicional: mexer a terra com a enxada e ancinhos.
O fertilizante é natural, apenas com o resultado da compostagem feita também pelos alunos intervenientes.