3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Queremos implementar o presente projeto de forma interdisciplinar e vivenciada onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive e com este trabalho, pretendemos atingir os seguintes objetivos:
Desenvolver de forma lúdica e interdisciplinares conteúdos das diversas áreas do conhecimento;
Promover uma mudança de postura e de percepção de responsabilidade em relação à gestão saudável dos diversos espaços/ambientes em que vivemos;
Desenvolver a sensibilidade para o equilíbrio ecológico;
Fomentar hábitos de pesquisa;
Valorizar o intercâmbio de conhecimentos e de experiências entre os elementos envolvidos;
Desenvolver o respeito pelo trabalho do outro.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Os aspetos mais salientes deste projeto foram:
Tornar a escola num espaço mais atraente e motivador apelando ao sentido de responsabilização do aluno, envolvendo os encarregados de educação, familiares e elementos da comunidade em geral, nunca esquecendo a interrelação com os currículos escolares em todo o processo;
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias forneceram plantas, sementes, produtos hortícolas e na participação direta, trabalhando/ajudando no cultivo da horta.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Já foram recolhidos produtos que foram consumidos pelos alunos e respetivas famílias, também se notou uma maior sensibilização dos alunos em relação à preservação do ambiente, já que havia um grande cuidado e motivação pelo cultivo da terra.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Foi criado um horário para distribuição de tarefas e manutenção da horta por turma, envolvendo a presença de encarregados de educação/familiares, consoante o horário definido.
9. Como é feita a preparação do solo?
O solo foi lavrado e arado por um encarregado de educação. A delimitação das parcelas foi feita pela equipa do projeto. Aquando da sementeira e plantação, os docentes, auxiliares e familiares envolveram-se diretamente no trabalho da terra.