Escola Profissional Gustave Eiffel

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Dois anos

2. Área aproximada da horta (m²)

12m²+20m² (dois espaços diferentes, de acordo com disponibilidade do terreno e exposição solar)

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Sensibilização da comunidade escolar para a sustentabilidade e hábitos alimentares; Promoção de um contato mais direto e informal de toda a comunidade escolar: docentes, alunos e funcionários; Promoção de maior responsabilidade por parte dos alunos; Potenciar os espaços com valia agrícola na escola; Promover uma maior interdisciplinaridade na base deste projeto e consequente maior sucesso e redução de abandono escolar.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Na complementaridade entre projetos (horta biológica e "Plantar Portugal"), na sua concertação com os programas de empreendedorismo escolar (Empreteen); na transformação destes produtos em ideias de negócio, com um valor intrínseco no desenvolvimento pessoal, académico e dando resposta a situações de carência social.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Desenho Aplicado, módulos da área técnica de Cozinha, Pastelaria, Bar, Ciências da Natureza, História
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 50
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 6

6. Como são envolvidas as famílias?

Na contribuição com diferentes espécies para semeadura e plantação, na participação em workshops e show cooking das iguarias colhidas e transformadas, participação nos eventos de venda dos produtos transformados, tendo por base a empresa "eModufrasco"

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Potenciar autonomia e auto estima, promover melhor gestão e organização nos espaços exteriores do Campus, Promover espírito de equipa , Facilitar maior gestão de conflitos intergrupos e consequentemente melhor ambiente entre grupos em espaço de recreio lazer.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é atribuidas semanalmente a diferentes intervenientes de acordo como o plano de atividade e ,modular de modo interdisciplinar da escola. Umas vezes resulta premiando atitudes e alguns comportamentos por parte dos alunos.

9. Como é feita a preparação do solo?

Com a colaboração e de acordo com as instruções dos encarregados de educação. Estes trazem um arado, ajudam na fresagem, em seguida é utilizada a mão-de-obra de todos para retirar troncos e pedras de maior volume,

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

13. Como é feita a gestão da rega?

Em depósitos, colocados no exterior, aproveitando a água da chuva.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Sim. Identificou-se um ataque à sementeira das alfaces, couves, couve brócolos por parte de caracois e caracoletas.
Porque as vedações não eram estanque, identificou-se vários ataques dos canteiros e sementeiras, atribuindo-se a alguns roedores, como por exemplo coelhos.
Ainda, constatou-se que algumas sementeiras não evoluiram em virtude da existencia de pardais que possivelmente se alimentaram das mesmas.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Relativamente , à invasão dos caracóis, foram feitas algumas iniciativas , ao entardecer, de apanha de caracóis.
Quanto aos pardais, apenas foram colocados alguns galhos sobre os canteiros de modo a prevenir a aproximação de aves.
Quando aos restantes, apenas se colocaram imagens de Aves de rapina impressas, penduradas nas árvore,s para afugentarem os roedores.....

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Plantar Portugal; presença em mercados, segundo a filosofia do programa Empreteen (tendo por base a empresa "emofrasco"); diversos Workshops e Show Cooking.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Profissional Gustave Eiffel

avatar

Professor coordenador da horta: Ana Luísa Frazão Correia