3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Distinção e reconhecimento de diferentes espécies de plantas; observação do crescimento de algumas plantas; sensibilização para o consumo de produtos biológicos; promoção de hábitos de alimentação saudável; proteção do meio ambiente.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
Este ano letivo introduziu-se a horta em mandala, com o intuito de aumentar a produtividade, através da consociação de plantas e rotatividade de culturas.
6. Como são envolvidas as famílias?
Através da observação da horta e estufa e dos produtos produzidos; registos fotográficos das atividades.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Observou-se que alguns alunos motivaram os encarregados de educação a iniciar atividades agrícolas em contexto doméstica; consciencialização dos benefícios da produção agrícola biológica para o meio ambiente e para a saúde do corpo.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Tanto na estufa, como na horta, são definidos canteiros que são distribuídos pelas diferentes turmas de jardim de infância e primeiro ciclo. Os alunos do jardim de infância realizam atividades agrícolas com periodicidade mensal e cada turma do primeiro ciclo executa tarefas agrícolas quinzenalmente.
9. Como é feita a preparação do solo?
Retiram-se as ervas daninhas, seguidamente procede-se à mobilização do solo, misturando-se o composto no mesmo e finalmente é feita a cobertura do solo com folhas de fetos e deixa-se repousar durante duas semanas, antes de proceder ao seu cultivo.