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a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

11 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

500

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Distinção e reconhecimento de diferentes espécies de plantas; observação do crescimento de algumas plantas; sensibilização para o consumo de produtos biológicos; promoção de hábitos de alimentação saudável; proteção do meio ambiente.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este ano letivo introduziu-se a horta em mandala, com o intuito de aumentar a produtividade, através da consociação de plantas e rotatividade de culturas.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do meio e cidadania e conhecimento do mundo
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 120
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

Através da observação da horta e estufa e dos produtos produzidos; registos fotográficos das atividades.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Observou-se que alguns alunos motivaram os encarregados de educação a iniciar atividades agrícolas em contexto doméstica; consciencialização dos benefícios da produção agrícola biológica para o meio ambiente e para a saúde do corpo.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Tanto na estufa, como na horta, são definidos canteiros que são distribuídos pelas diferentes turmas de jardim de infância e primeiro ciclo. Os alunos do jardim de infância realizam atividades agrícolas com periodicidade mensal e cada turma do primeiro ciclo executa tarefas agrícolas quinzenalmente.

9. Como é feita a preparação do solo?

Retiram-se as ervas daninhas, seguidamente procede-se à mobilização do solo, misturando-se o composto no mesmo e finalmente é feita a cobertura do solo com folhas de fetos e deixa-se repousar durante duas semanas, antes de proceder ao seu cultivo.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Camadas alternadas compostas por:
Material carbono (pequenos galhos, folhas secas);
Material animal (estrume de porco);
Material verde (aparas do corte dos relvados).

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Consociações: alface/ cenoura; alface/acelga; alface/tomate; alface/morangueiros; cebola/alho; alho/beterraba.
Monocultura: fava.

13. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que foi possível utilizou-se a água recolhida da chuva, sendo que nos períodos menos chuvosos foi necessário recorrer à água canalizada.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Sim

15.1. Se sim, que espécies?

Porcos, patos e galinhas.

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Alguns dos produtos retirados da horta integram as refeições produzidas na escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Casa de Infância de Santo António

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Professor coordenador da horta: Rui Pedro Leal de Oliveira Capote