Escola Básica e Secundária de Melgaço

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi criado o projeto este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²)

50 m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

- Sensibilização e consciencialização dos alunos do que a vida depende do ambiente e que a vida depende de cada pessoa;
Conhecimento do processo de plantação, germinação e desenvolvimento da planta;
- Sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma exploração sustentável do solo através da criação de uma horta biológica;
- A Escola ter uma Bio horta;
- Construção de um compostor.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

- Dar oportunidade aos alunos de aprenderem a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
- Degustação do alimento plantado, cultivado e posteriormente colhido;
- Promoção de valores: a vida, a morte, a sobrevivência, a paciência, a criatividade, a preserverança, a renovação, transformação...

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 21
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Estudo do meio, Matemática, TIC, Educação Visual, Educação Tecnológica, Homem e o meio e Francês
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 78
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 8
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 10

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias serão envolvidas através da ajuda na obtenção de sementes, materiais necessários e alguma ajuda na manutenção da horta.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Muita curiosidade e interesse dos alunos e professores pelo inicio da construção da horta.

A Câmara Municipal está muito entusiasmada em colaborar e dar apoio na elaboração da construção da horta.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os Docentes irão repartir as diferentes áreas da horta porcada grupo de alunos juntamente com 1 ou 2 professores ( do pré escolar ao 9º ano), cada grupo ficará responsável pela área atribuída.

Produtos a plantar: alhos, tomates, alfaces, couves, salsa, espinafres , ervas aromáticas...

9. Como é feita a preparação do solo?

Numa fase inicial a autarquia irá preparar o solo com terra adequada para ser preparada a receber as sementes, ou seja, lavrada, estrumada e regada.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais sobrantes adequados da preparação da comida da cantina da escola, folhas de árvores, relva...

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento a horta ainda se encontra em fase de construção.
Já foram efetuadas várias plantações no mês de abril e maio. As plantações foram feitas tardiamente devido ás condições climatéricas.

13. Como é feita a gestão da rega?

Recuperação das águas pluviais e desvio da água de uma nascente.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Nada a registar.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de alimentos, degustação de alimentos, concursos, eco reportagens,...

https://www.youtube.com/watch?v=xWY1wGSAmtI&feature=youtu.be

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Melgaço

avatar

Professor coordenador da horta: José Manuel Gonçalves