Escola EB 2,3 de Azeitão

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

600m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Havia um espaço, a vontade e o saber de docentes e não docentes. A Horta Pedagógica nasceu e cresceu como um projeto importante para a nossa comunidade escolar, assumindo um papel relevante na promoção de verdadeiras práticas ecológicas. Este desígnio está associado a um conjunto de objetivos mais específicos: fomentar o trabalho cooperativo, pela partilha de tarefas e saberes; despoletar a curiosidade e o entusiasmo em cuidar das plantas; criar e manter a horta sem utilizar adubos químicos, herbicidas e inseticidas; exemplificar, pedagogicamente, técnicas de agricultura orgânica; demonstrar as vantagens da agricultura biológica, fornecendo, na medida do possível, a comunidade escolar; realizar feiras de produtos cultivados na horta, no final de cada período letivo. Assim, o trabalho desenvolvido no âmbito da Horta Pedagógica tem contribuído para a interiorização dos princípios orientadores do Projeto Educativo: educar para o conhecimento e educar em cidadania.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto está na necessidade de experimentar novos produtos agrícolas (hortícolas). São introduzidas novas culturas, ano após ano, permitindo associar a qualidade com o rendimento e com as características do solo, de modo a manter o equilíbrio entre os diferentes nutrientes, a humidade e o oxigénio.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais; Educação Visual e Física e Química
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 20
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 0

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias participam apenas nas vendas de produtos no final dos períodos letivos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

- Proporciona a aprendizagem de formas cooperativas de trabalho, que conduzem à sua formação. (os alunos partilham tarefas e saberes com outros colegas).
- Incentiva atitudes cívicas e partilha de saberes.
- Desperta a curiosidade e o entusiasmo em observar o desenvolvimento das plantas.
- Permite olhar a atividade agrícola, como uma atividade importante, no contexto económico.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização e manutenção da horta, é da responsabilidade de um assistente operacional em conjunto com dois docentes. O segundo assistente operacional faz a manutenção das meios de trabalho (máquinas e outros utensílios).O terceiro, na rotulagem e embalagem das garrafas de azeite. Os alunos participam em algumas das tarefas - rega, plantação, colheita.

9. Como é feita a preparação do solo?

Retira-se a matéria orgânica (húmus) da parte inferior do monte onde se fez a compostagem. Depois de o solo estar preparado, isto é, arejado com uma enxada, mistura-se o composto com a terra, para o fertilizar. O solo está então preparado e mais enriquecido para receber as novas culturas.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita num local contíguo à área cultivada. Utilizam- se todos os restos de plantas resultantes da prática agrícola, floricultura e horticultura das áreas envolvidas (jardim e horta). Esta matéria vai-se colocando, periodicamente, até se decompor. Não é utilizado nenhum compostor, sendo a compostagem realizada numa pilha.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são: morango, meloa, pepino, curgete, espinafre, agrião, nabiça, couve galega, cebola, fava, feijão verde, tomate, batata e ervas aromáticas.

13. Como é feita a gestão da rega?

Sistema de rega gota a gota.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Nada de especial.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

Numa primeira fase o controlo é feito através de observação direta. Depois, o tratamento é adequado às diferentes pragas ou doenças, por exemplo através da elaboração de receitas caseiras que visam o combate / redução das mesmas. Por forma a nunca recorrer a químicos.

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

- Venda semanal dos produtos cultivados.
- Venda dos produtos hortícolas na barraquinha da horta pedagógica na festa do agrupamento.
- Confeção de alimentos com os produtos da horta, principalmente, sopa e saladas.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 de Azeitão

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Professor coordenador da horta: Sara Costa Cabral