3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Havia um espaço, a vontade e o saber de docentes e não docentes. A Horta Pedagógica nasceu e cresceu como um projeto importante para a nossa comunidade escolar, assumindo um papel relevante na promoção de verdadeiras práticas ecológicas. Este desígnio está associado a um conjunto de objetivos mais específicos: fomentar o trabalho cooperativo, pela partilha de tarefas e saberes; despoletar a curiosidade e o entusiasmo em cuidar das plantas; criar e manter a horta sem utilizar adubos químicos, herbicidas e inseticidas; exemplificar, pedagogicamente, técnicas de agricultura orgânica; demonstrar as vantagens da agricultura biológica, fornecendo, na medida do possível, a comunidade escolar; realizar feiras de produtos cultivados na horta, no final de cada período letivo. Assim, o trabalho desenvolvido no âmbito da Horta Pedagógica tem contribuído para a interiorização dos princípios orientadores do Projeto Educativo: educar para o conhecimento e educar em cidadania.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A originalidade deste projeto está na necessidade de experimentar novos produtos agrícolas (hortícolas). São introduzidas novas culturas, ano após ano, permitindo associar a qualidade com o rendimento e com as características do solo, de modo a manter o equilíbrio entre os diferentes nutrientes, a humidade e o oxigénio.
6. Como são envolvidas as famílias?
As famílias participam apenas nas vendas de produtos no final dos períodos letivos.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
- Proporciona a aprendizagem de formas cooperativas de trabalho, que conduzem à sua formação. (os alunos partilham tarefas e saberes com outros colegas).
- Incentiva atitudes cívicas e partilha de saberes.
- Desperta a curiosidade e o entusiasmo em observar o desenvolvimento das plantas.
- Permite olhar a atividade agrícola, como uma atividade importante, no contexto económico.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A organização e manutenção da horta, é da responsabilidade de um assistente operacional em conjunto com dois docentes. O segundo assistente operacional faz a manutenção das meios de trabalho (máquinas e outros utensílios).O terceiro, na rotulagem e embalagem das garrafas de azeite. Os alunos participam em algumas das tarefas - rega, plantação, colheita.
9. Como é feita a preparação do solo?
Retira-se a matéria orgânica (húmus) da parte inferior do monte onde se fez a compostagem. Depois de o solo estar preparado, isto é, arejado com uma enxada, mistura-se o composto com a terra, para o fertilizar. O solo está então preparado e mais enriquecido para receber as novas culturas.