Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola a três anos

2. Área aproximada da horta (m²)

Horta pequena com 17 m²

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Inexistência de uma horta na escola, isto a três anos atrás. Principalmente com preocupações biológicas. Criar zonas verdes na zona de entrada da escola, cultivar ou centrar-se principalmente na plantação de ervas aromáticas e de chá, para consumo por parte da cozinha da escola, bar e comunidade escolar; Identificação das diferentes plantas.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Atendendo que a presença de espaços de terra aberta era escassa, optamos por recolher pneus no posto de serviço da Galp e criar depósitos de terra com os pneus.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Manutenção de jardins e relvados, Infraestruturas básicas e paisagísticas de jardins, instalação de jardins e relvados, Educação Tecnológica.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 28
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 5

6. Como são envolvidas as famílias?

Na disponibilização de substrato natural, plantas de ervas aromáticas de modo a reunir o maior número de diferentes espécies. Nos encontros de Encarregados de Educação realizados por alguns projeto da Escola.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

O espaço ficou mais agradável, utilização das ervas e plantas na cozinha e bar da escola na confeção de comida e chá para a comunidade escolar e Encarregados de Educação. Palestra com Fernanda Botelho-Flores comestíveis, Ervas Aromáticas e Especiarias, Jantar e Coktail temático.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos da turma do CEFJO em que foi distribuído as diferentes tarefas necessárias para manutenção da horta.

9. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente foi preenchido os recipientes com terra normal, depois foi feito uma mistura com substrato animal (vaca) como pequenos galhos e folhas secas, A este composto adicionamos húmus de minhoca. É todo misturado e depois é feito a colocação das plantas e ervas no recipeinte.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alecrim (Rosmarinus officinalis),Funcho (Foeniculum vulgare),Calêndula (Calendula officinalis),Erva-cidreira (Melissa officinalis),Salsa (Petroselinum crispum),Tomilhos (Thymus sp.),Tanaceto (Tanacetum vulgare),óregãos (Origanum vulgare),tomilho-poêjo (Thymus pulegioides),tomilho-vulgar (Thymus vulgaris),tomilho-limão (Thymus x citriodorus),erva-príncipe (cymbopogon citratus),pitangueira (Eugenia uniflora L.),Alfavaca cheiro de anis Ocimum Selloi.

13. Como é feita a gestão da rega?

Foi criada uma tabela para o efeito.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Confeção de chá nos encontro de encarregados de educação "Dia do Encarregado de Educação",
Na confeção de alimento na cantina alunos e professores.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica e Secundária de Ponta do Sol

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Professor coordenador da horta: Orlando de Abreu Ribeiro