1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Por falta de terreno na escola, a nossa horta foi criada e desenvolvida em parceria com a Quinta Pedagógica do Seminário de Montes Claros em Coimbra a aproximadamente 3 Km da escola. É o segundo ano deste projeto.
2. Área aproximada da horta (m²)
2 espaços/áreas, com aproximadamente 30m2 cada um
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
No refeitório da escola, onde almoçam todos os nossos alunos (80), era difícil motivar para o consumo das saladas que normalmente acompanham a refeição, havendo um grande desperdício desses alimentos. Como motivação para alterar comportamentos alimentares, em colaboração com a Associação de Pais, surgiu a ideia de termos a nossa horta. A maior parte dos alunos da escola , que são do 1º e 2º ano de escolaridade, não tem habitualmente ou nunca teve contacto com a agricultura, desconhecia os mais simples processos que dão origem às plantas que conhecem em geral por fotografia.
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A nossa escola está localizada no coração urbano da cidade de Coimbra. Os espaços envolventes do edifício são reduzidos e com piso de cimento/lajes cerâmicas. Existem apenas 2 árvores de pequeno porte no pátio da escola. Foi necessário encontrar um parceiro que partilhasse o terreno para termos uma horta. A 3 Km da escola, encontramos acolhimento na Quinta Pedagógica do Seminário de Montes Claros (Coimbra). Um dos aspetos que consideramos originais neste projeto foi os alunos deslocarem-se a pé em todas as visitas que fizeram à Quinta. São crianças muito pequenas, que caminharam com alegria e muito entusiasmo com a finalidade de concretizar a proposta que lhes fizemos.
6. Como são envolvidas as famílias?
Desenvolveram todo o processo de proposta ao Seminário, ofereceram sementes e executaram a limpeza e preparação do terreno, dos espaços que nos foram reservados. Acompanharam-nos sempre em todas as deslocações, prepararam e complementaram o "lanche saudável" com doces à base de plantas aromáticas e legumes.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
Após as primeiras atividades na horta o consumo diário de alface nos almoços aumentou.
Na fase final do projeto, o número de pais a colaborar aumentou bastante.
Surgiram novas propostas para alargamento a outras hortícolas e legumes a cultivar.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos fizeram 3 visitas de trabalho. Os pais estão organizados por grupos, que garantem a manutenção dos cuidados necessários ao desenvolvimento das plantações realizadas.
9. Como é feita a preparação do solo?
Adubos resultantes da compostagem realizada no Seminário.