Escola Básica Professor Arménio Lança

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o primeiro ano que estou a lecionar nesta escola e não tenho uma informação precisa sobre esta questão. Quando me foi atribuído o cargo de coordenadora comecei a criar com os alunos esta horta.

2. Área aproximada da horta (m²)

cerca de 40m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

-Sensibilizar e consciencializar os alunos para a criação de uma horta biológica, no sentido de se consumirem alimentos de produção biológica certificada, sem resíduos de pesticidas de síntese e, consequentemente, melhores para a saúde humana e para o ambiente.

- Promover práticas sustentáveis de produção de alimentos; - observar as diferentes fases do desenvolvimento das plantas; - Distinguir agricultura biológica de agricultura convencional.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: cerca de 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais, Físico-Química e Matemática
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: cerca de 20
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 1
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

6. Como são envolvidas as famílias?

Apenas dois Encarregados de Educação participaram com a entrega de sementes para cultivo.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

A valorização da agricultura biológica, sem resíduos de pesticidas.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O terreno foi dividido por várias parcelas, em cada uma delas foi cultivada uma espécie vegetal (salsa, coentros, espinafres, couves, alfaces, cenouras, tomate, pepino, meloa, melancia, ervilhas, favas e morangos). Cada grupo de cinco alunos cuidavam de duas ou três parcelas. O funcionário envolvido no projeto, foi uma mais valia tendo em conta a sua experiência nesta área. Orientou-nos na plantação dos vegetais/frutos e no seu tratamento.

9. Como é feita a preparação do solo?

Começamos por limpar o terreno de todas as ervas daninhas que o mesmo possuía, e cavamos o mesmo misturando os produtos resultantes da compostagem. Foram semeados os vegetais/frutos, regados,conforme a necessidade, e eram retiradas as ervas sempre que necessário.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita uma sessão de compostagem por mês, nos respetivos compostores.
Os materiais utilizados são: Restos de salada, cascas de fruta e legumes, pauzinhos, cascas de batata, alhos e cebolas, caruma de pinheiro, folhas secas, saquetas de chá e borras de café.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas: legumes e frutos.
Cada cultura ocupava uma parcela

13. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita pelos alunos envolvidos, pela coordenadora e pelo funcionário. Nas quintas feiras, os alunos( nomeadamente a brigada verde) e a coordenadora reúnem e dividem as várias tarefas da semana, nas quais está incluída a rega da horta

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Os produtos serão utilizados no refeitório.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica Professor Arménio Lança

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Professor coordenador da horta: Sandra Paulino