1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Este é o primeiro ano que estou a lecionar nesta escola e não tenho uma informação precisa sobre esta questão. Quando me foi atribuído o cargo de coordenadora comecei a criar com os alunos esta horta.
3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
-Sensibilizar e consciencializar os alunos para a criação de uma horta biológica, no sentido de se consumirem alimentos de produção biológica certificada, sem resíduos de pesticidas de síntese e, consequentemente, melhores para a saúde humana e para o ambiente.
- Promover práticas sustentáveis de produção de alimentos; - observar as diferentes fases do desenvolvimento das plantas; - Distinguir agricultura biológica de agricultura convencional.
6. Como são envolvidas as famílias?
Apenas dois Encarregados de Educação participaram com a entrega de sementes para cultivo.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A valorização da agricultura biológica, sem resíduos de pesticidas.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
O terreno foi dividido por várias parcelas, em cada uma delas foi cultivada uma espécie vegetal (salsa, coentros, espinafres, couves, alfaces, cenouras, tomate, pepino, meloa, melancia, ervilhas, favas e morangos). Cada grupo de cinco alunos cuidavam de duas ou três parcelas. O funcionário envolvido no projeto, foi uma mais valia tendo em conta a sua experiência nesta área. Orientou-nos na plantação dos vegetais/frutos e no seu tratamento.
9. Como é feita a preparação do solo?
Começamos por limpar o terreno de todas as ervas daninhas que o mesmo possuía, e cavamos o mesmo misturando os produtos resultantes da compostagem. Foram semeados os vegetais/frutos, regados,conforme a necessidade, e eram retiradas as ervas sempre que necessário.