10.1. Se sim, como e com que materiais?
Folhas secas e verdes, ervas daninhas, restos de vegetais.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Horta: Favas, batata, batata doce, beterraba, alface, feijão de trepar, morangos, fisalis, medronheiro, boldo, sala, hortelã e cidreira.
Canteiro das aromáticas: coentros, cebolinho, tomilho, alfazemas, alecrim, murta, hipericão do Gerês.
13. Como é feita a gestão da rega?
No presente ano letivo, devido às condições climatéricas de grande precipitação, só houve necessidade, até ao momento, de regar aquando da sementeira e da plantação.
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Devido às condições climáticas de elevada precipitação, desenvolveram-se muitas lesmas e muitos caracóis. A elevada precipitação dificultou e prejudicou bastante as atividades na horta.
Doenças: Míldio da batateira
14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
Foram sendo retirados os caracóis e as lesmas, utilizou-se a borra do café e tem-se verificado uma redução do número de caracóis.
As batateiras foram pulverizadas com uma calda cúprica para prevenir o míldio. Verificou-se uma melhoria.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
- Feira das plantas autóctones e aromáticas/medicinais.
- Utilização de algumas plantas aromáticas, no bar da escola, para fazer infusões para alunos e professores.
- Vendas de produtos hortícolas.