Escola EB2 Dr. Anastácio Gonçalves

a nossa horta bio

Horta criativa (vertical, em vasos, ou outra que não esteja directamente no solo...)

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde 2014-2015

2. Área aproximada da horta (m²)

Horta do ensino Especial aproximadamente 20; horta Bio mais recente 30 e horta vertical de parede 6

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Respeito pela natureza e pelo ambiente e o contacto direto com as plantas, a terra e o renascer de vida; Incutir nas crianças a importância do consumo de alimentos saudáveis e biológicos.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A motivação e dedicação dos alunos em cuidarem do que eles próprios criaram; e, quanto à hortinha vertical em garrafas, alguns meninos quiseram fazer em suas casas o mesmo modelo.

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 5
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Matemática e ciências; Educação Musical; Educação Tecnológica e Ensino Especial
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 29
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 3
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 24

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias apoiaram doando os materias necessários, terra e espécies a plantar.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Impacto positivo de organização e gestão autónoma dos alunos na realização das tarefas necessárias.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos e professores organizam-se na rega quando necessário e muitas vezes funcionários também verificam a necessidade de manutenção.

9. Como é feita a preparação do solo?

Foi necessário limpar o terreno e cavar.

10. É feita compostagem?

Não

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces; couves; espinafres; feijão e ervas aromáticas.

13. Como é feita a gestão da rega?

Os alunos, professores e funcionários organizam-se na rega quando necessário.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Na horta do Ensino Especial houve confecão de alimentos.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB2 Dr. Anastácio Gonçalves

avatar

Professor coordenador da horta: Maria do Céu Gameiro Lopes