10.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com dois compostores, com a supervisão do jardineiro da escola. Utiliza-se relva, borra de café, folhas secas, cascas de ovos e de frutos. Usamos também os restos dos vegetais da cantina.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface, cebola, alho francês, couve roxa, salsa, semilhas, batata doce, favas, tomate, pimentas, alecrim, aipo, funcho, hortelã-pimenta, hortelã-leite, hortelã-chocolate, fisálias, morangos, pimentão, tremoços, beterrava, nabos, chícharo, pimenta, ervilha, feijão, bróculos, couve todos os dias, couve repolho, rúcula, milho.
Consociações: Abóbora-milho-feijão; pimento-cebola; beterraba-cebola.
13. Como é feita a gestão da rega?
Os professores envolvidos no eco-escola, os alunos voluntários e dois funcionários envolvidos no projeto regam em dias específicos a horta. Em tempo de férias é feita uma escala entre os professores envolvidos no projeto.
14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
Caracol. Utilizando chorume de urtigas e cinza como substituto de inseticidas químicos.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
Confeção de geleia de abóbora, chila e tomate.
Mecardinhos de venda de produtos da horta.
Confecção da sopa de chícharo no bar dos professores com o chícharo produzido na horta.
Plantação de searas no Natal.
Realização de workshops para os alunos na bio-horta.
Este ano a zona da bio-horta foi reestruturada: Construiu-se muros com garrafas, garrafões e pedra por forma a suster a terra num terreno que tem alguma inclinação.
Fez-se também uma varanda de urze para ajudar na descida para a zona do Percurso Sensorial.
Renovou-se o espantalho e pintamos e redecoramos o ninho da bio-horta.
Construímos uma nova "mobília" na zona anexa à bio-horta, junto à casa, zona que denominamos: Parque de Merendas.
Atualização constante sobre o que é feito na bio-horta no blog ecoHBG: www.ecohbg.wordpress.com
Construímos novos acessos.