Escola Básica Carlos Gargaté

a nossa horta bio

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2anos

2. Área aproximada da horta (m²)

2 canteiros de cerca de 6m2

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

Pretende-se com a BioHorta que os alunos plantam e colhem algumas verduras.
Pretende-se substituir as árvores de sombra da escola (acácias) por arvores de fruto e árvores autóctones como o loureiro e o sobreiro, dependendo das possibilidades económicas do projeto.
Pretende-se criar espaços em que os alunos possam descontrair, entrando em contacto com a terra e com os seres vivos.
Este ano letivo será possível recolher legumes para fazer sopa e salada da Horta.

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A originalidade deste projeto baseia-se nas técnicas de Permacultura, já que o terreno da escola é infértil (Charneca).
Este ano, se obtivermos verba, tentaremos cultivar legumes em fardos de palha, porque não temos terreno fértil..

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 2
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Ciências Naturais
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 30
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 1

6. Como são envolvidas as famílias?

Pretendemos fornecer couves para a confeção do caldo verde do Arraial, que será consumido pelos Encarregados de Educação. Infelizmente não haverá Arraial pelo que as couves vão espigar para se recolherem as sementes, para replantar no próximo ano.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Pelo menos uma hora semanal, em que os alunos e os professores comparecem voluntariamente.

9. Como é feita a preparação do solo?

Através de técnicas de Permacultura

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes e plantas aromáticas

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita no final da tarde pelos alunos e pelo auxiliar de educação.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Salada para o bar;

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola Básica Carlos Gargaté

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Professor coordenador da horta: Helena Serôdio