Escola EB1/JI da Charneca

a nossa horta bio

saber mais sobre a nossa horta bio

Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²)

15

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

a) Fomentar a prática da horticultura tradicional ou biológica;
b) Promover uma alimentação saudável com produtos biológicos ;
c) Sensibilizar a população para o respeito e defesa pelo ambiente;
d) Valorizar a família;

e) Promover a formação pedagógica das crianças no que diz respeito à produção de alimentos saudáveis através de práticas amigas do ambiente.
f) Proporcionar oportunidades para que as crianças observem e compreendam a origem de alguns alimentos, o ciclo de vida das plantas que os originam;
g) Proporcionar oportunidades para que as crianças possam participar em alguns trabalhos hortícolas.
h) Fomentar a prática da horticultura tradicional ou biológica, dando a oportunidade de cultivar
os seus próprios produtos;
b) Promover uma alimentação saudável com produtos biológicos (ou produtos vegetais
provenientes de agricultura tradicional);
c) Sensibilizar a comunidade escolar para o respeito e defesa pelo ambiente;
d) Valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço da escola para agricultura e na manutenção do mesmo;
e) Potenciar a utilização da compostagem e sensibilizar relativamente às questões dos resíduos;
f) Promover a formação pedagógica das crianças do Jardim de Infância e do ensino básico no que diz respeito à produção de alimentos saudáveis através de práticas amigas
do ambiente.
g) Proporcionar oportunidades para que as crianças do jardim-de-infância e do ensino básico observem e compreendam a origem de alguns alimentos, o ciclo de vida das plantas
que os originam, a sua sazonalidade e as condições de produção.
h) Potenciar a utilização de fertilizantes ecológicos

4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

A envolvência da família na construção e manutenção dos canteiros

5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 6
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Estudo do Meio e Conhecimento do Mundo
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 135
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 11
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: 12

6. Como são envolvidas as famílias?

As famílias foram convidadas pelos docentes e crianças a participar na preparação da horta, na plantação dos produtos e manutenção dos mesmos. O que era necessário para manter a horta biológica, qual a importância da mesma.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Neste momento, vários pais estão envolvidos na preparação, manutenção dos seus canteiros com os seus educandos. Todos aguardam o desenvolvimento dos produtos hortícolas plantados. Algumas crianças pedem aos pais e ou avós para ter uma pequena horta em casa.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em canteiros por salas. Nas salas existem uma equipa por dia para regar, ou para qualquer tarefa inerente à horta.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi limpo. A terra foi remexida e foi envolvido os restos na terra.

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos dos lanches das crianças e os restos da comida da cantina da escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

Pimento, tomate, alface, couve, pepino, brócolos, couve branca, salsa...

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita de manhã cedo, com regador para menor desperdício de água.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

Não

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Durante o mês de junho e julho articulado co o pré escolar e ATL da escola, as ctianças vão apanhar os produtos semeados e confecionar com a colaboração da cozinheira da escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB1/JI da Charneca

avatar

Professor coordenador da horta: Carla Alexandra Gomes Fertuzinhos