10.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos uma Brigada Verde, que semanalmente muda, sendo responsável por recolher os restos de fruta dos lanches e na cozinha os restos vegetais que resultam da preparação das refeições na escola. São recolhidas folhas secas dos espaços verdes da escola e adicionados ao composto. São também colocas as ervas infestantes da horta que não tenham ainda criado semente. No início do ano, estudaram-se as minhocas e foram adicionadas aproximadamente 20 minhocas ao composto, para tornar mais rápida a decomposição dos restos orgânicos que recolhemos, e fomos percebendo que elas rapidamente se reproduziram lá dentro.
11. Quais as culturas / consociações instaladas?
Foram instaladas as culturais mais tradicionais da época e que seriam estudadas na disciplina de Estudo do Meio pelos alunos do 1º ciclo. Assim, durante a fase de Outono/Inverno semeámos diretamente acelgas, salsa, cenoura, coentros, fava, ervilha e batata. Transplantámos couve portuguesa e couve coração, alface frisada e quatro estações, cebola, alho e alho-francês e morangueiros.
Criámos um canteiro de morangueiros, no qual vamos transplantar no mês de Março mudas de Borragem, para criar mais um canteiro com plantas para as abelhas, para além do canteiro de aromáticas que tem atualmente cidreira, poejo, hortelã, erva-príncipe, salsa e tomilho. Os coentros estão junto às favas e às alfaces.
Em Fevereiro semeámos alfaces, várias variedades de tomateiros, pimentos e pepinos, em tabuleiros de sementeira e em garrafões, para transplante no final de Abril para a horta.
13. Como é feita a gestão da rega?
Durante o Inverno e como tem chovido regularmente temos apenas regado nos dias seguintes às sementeiras/transplantes, com o regador, pois permite que os alunos mais novos possam regar e perceber como deixar a terra húmida. Na instalação das culturas de Primavera-Verão irá instalar-se rega gota-a-gota para minimizar o gasto de água e permitir que nas férias escolares de Verão as culturas instaladas não sofram com a falta de água. No entanto, nas idas à horta iremos sempre regar com os alunos para reforçar a importância de uma rega regular na horta e ensinar a dosear e identificar quando as plantas necessitam de água.
14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
Lesmas, Caracóis, lagartas da couve, pássaros.
14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?
Até à presente data tivemos ataques de lesmas e caracóis, que resolvemos com a limpeza e arrumação da horta, diminuindo os locais onde estes se podiam abrigar e aplicando Ferramol, permitido em AB. Na fase inicial de crescimento das couves, que correspondia à altura de colocação dos ovos das lagartas de 1ª geração, fizemos aplicações de Turex, em dias sem chuva, para diminuirmos os ataques da lagarta da couve. Nesta altura (Fevereiro) tivemos algumas plantas atacadas pelas lagartas de 2ª geração mas que temos recolhido à mão, uma vez que não são em quantidade suficiente para danificar significativamente as couves existentes. As alfaces foram comidas pelos pássaros na fase de crescimento inicial, tendo sido tapadas com metades de garrafões para as protegermos dos pássaros e criar um ambiente mais protegido e aquecido para favorecer o seu crescimento.
16. Outras atividades em torno da horta
16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta
1. Realização de sementeiras de sala de aula;
2. Comemoração de dias festivos com atividades e/ou prendas com alusão ao trabalho realizado na horta;
3. Realização da semana Bio, dedicada a: visitas à horta por todos os alunos, ateliês de horta, visitas de estudo a outras hortas, workshop para pais sobre hortas biológicas, venda de produtos da horta.
4. Realização de trabalhos sobre a temática;
5. Brigada verde (também responsável pela compostagem);
6. Partilha de saberes.