3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?
Requalificar espaços exteriores da escola;
Aplicar princípios da agricultura biológica;
Realizar a compostagem dos resíduos produzidos na escola;
Desenvolver atividades com alunos de necessidades educativas especiais;
Fortalecer a ligação da escola com a comunidade;
Fomentar práticas de solidariedade;
Investigar o funcionamento do ecossistema-horta;
4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?
A horta envolve mães de famílias acompanhadas pelo serviços sociais da escola no sentido de contribuir para a educação para a cidadania. No âmbito do apoio social, foi feito o convite à participação das mães no cultivo da horta, sendo que a colheita dos produtos da horta será realizada em período de férias escolares por estas mães, contribuindo para a sua economia familiar.
6. Como são envolvidas as famílias?
As 3 mães envolvidas prepararam todo o terreno para a cultura e semearam cerca de metade da horta. Irão cuidar da horta durante as férias de verão e colher os produtos.
7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos
A horta colabora com o projeto social da escola. Os alunos envolvidos mostraram-se sempre muito entusiasmados e para alguns foi a primeira vez que tomaram contacto com técnicas agrícolas.
8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As assistentes operacionais e as mães limparam o terreno e misturaram o composto produzido no ano anterior. Os alunos do 8º ano semearam as leguminosas (feijão, favas e ervilhas), abóbora e curgete. As mães semearam batata, alface e aromáticas. Os alunos da Educação Especial transplantaram tomate, pimentos e aromáticas. Foram feitos turnos de rega entre todos os alunos. No primeiro período os trabalhos foram muito dificultados pelas condições climatéricas. O terreno apresenta alguns problemas de drenagem e a chuva intensa impediu a preparação do terreno. No segundo período foi necessário semear novamente algumas culturas. Durante as férias escolares serão as mães a fazer a manutenção e a colher os produtos.
9. Como é feita a preparação do solo?
Foi necessário limpar o terreno das culturas do ano anterior, controlar plantas invasoras, retirar pedras e misturar o composto do ano anterior. Também foi necessário fazer a manutenção do compostor e do recipiente para recolha da água das chuvas.