Escola EB 2,3 Virgínia Moura

a nossa horta bio

Horta pequena (até 50m²)

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Desenho/croqui da horta

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A escola tem uma horta e uma estufa já há alguns anos.

2. Área aproximada da horta (m²)

A horta e estufa têm aproximadamente 48 m2.

3. Quais as motivações e objetivos na base da criação da horta?

A horta no último ano perdeu dinamismo, devido à falta, bastante grave, de funcionários na escola, e de professores com disponibilidade e conhecimentos na área, para acompanhar os alunos neste projeto. O nosso objetivo é rentabilizar um espaço já existente, sensibilizando os alunos para a importância da agricultura biológica.
São aspetos motivadores termos alunos na nossa escola com bastante interesse em dar continuidade aos estudos nesta área, a Universidade Sénior e a Associação de Pais, mostrarem interesse em ajudar-nos a desenvolver este projeto.


4. Que aspetos denotam a originalidade deste projeto?

Este projeto vai promover, por um lado, o contacto intergerações e por outro, vai promover a solidariedade na comunidade.


5. Quem trata da horta?

  • 5.1. N.º de professores envolvidos: 4
  • 5.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta: Geografia, Ciências Naturais, Artes Visuais, Educação Visual e Português.
  • 5.3. N.º de alunos envolvidos: 30
  • 5.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos: 2
  • 5.5. N.º de pais ou outros familiares envolvidos: Associação de Pais

6. Como são envolvidas as famílias?

Os encarregados de educação dos alunos, arranjam as sementes e plantas para a horta/ estufa da escola e com a Junta de Freguesia da área, fazem a seleção das famílias mais carenciadas pelas quais serão distribuídos os alimentos.

7. Exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

7.1. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos

Na comunidade e nos alunos a horta vai fomentar o espírito de solidariedade.
Desenvolver o espírito de trabalho em equipa.

7.2. Anexos

8. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Alguns elementos da Universidade Sénior vêm à escola duas a três vezes, em regime de rotatividade, para orientar os alunos. Nos restantes dias os alunos voluntários ficam responsáveis pela manutenção dos espaços, com supervisão de professores e funcionários.

9. Como é feita a preparação do solo?

O solo será preparado com recurso ao composto resultante da compostagem de subprodutos de origem vegetal (realizado na escola) e animal (com o apoio de encarregados de educação mais ligados à agricultura).

10. É feita compostagem?

Sim

10.1. Se sim, como e com que materiais?

Sim, com os resíduos domésticos da escola. A compostagem é feita nos 3 compostores existentes na escola.

11. Quais as culturas / consociações instaladas?

A parceria com a Universidade Sénior realizou-se recentemente e devido às más condições meteorológicas a nossa estufa e horta vai ser revitalizada a partir inicio do mês de março.

13. Como é feita a gestão da rega?

A rega será feita principalmente por alunos, com o apoio dos funcionários da escola.
De manhã será assegurada por alunos e ao fim do dia por funcionários.

14. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

A parceria com a Universidade Sénior realizou-se recentemente e devido às más condições meteorológicas a nossa estufa e horta vai ser revitalizada a partir inicio do mês de março.

14.1. Se sim, quais e como foi feita a sua monitorização?

15. Existem animais de criação ligados à horta?

Não

15.1. Se sim, que espécies?

16. Outras atividades em torno da horta

16.1. Refira outras atividades se realizam em torno da horta

Realização de panfletos sobre a Horta da Escola e o que é a Agricultura Biológica.
Elaboração de placas sinalizadoras para as culturas da horta.
Confeção de alimentos na cantina da escola.

16.2. Anexos

 

Publicado por: Escola EB 2,3 Virgínia Moura

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Professor coordenador da horta: Carla Susana Festa de Azevedo